UFU amplia parceria com OAB

Acordo visa ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura

Publicado em 19/06/2019 às 16:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Acordo tem vigência de dois anos (foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a 13ª Subseção (Uberlândia) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) firmaram, no dia 18/06, um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura no município.

O acordo tem vigência de dois anos e é uma ampliação do Protocolo de Intenções celebrado em 2017 entre as duas instituições. O protocolo tinha como foco a promoção e a preservação da cultura. No acordo atual a parceria se amplia para diversas áreas, como a Saúde, Contabilidade, Informática, além do Direito.

“Nós estamos, cada vez mais, estreitando os nossos laços com a OAB. Já temos um primeiro projeto na área da cultura e, agora, um pouco mais pensando em várias necessidades sociais da área de extensão. A intenção é, juntos, OAB e UFU, nos aproximarmos mais da comunidade do entorno dessas nossas instituições daqui de Uberlândia e região”, resume o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior.

A OAB Uberlândia tem cerca de 6.500 advogados inscritos e associados. Nela, estão instaladas quase 50 comissões com temáticas diversas envolvendo o Direito, explica a presidente da subseção, Ângela Botelho.

“Mas também tem uma parte de Administração, [temos] advogados administradores, advogados contadores, onde a gente acaba se envolvendo com outras temáticas. A advocacia hoje não é só o Direito. Tem a questão contábil, a questão de perícia… Temos dentro do nosso trabalho questões, também, de saúde. Temos comissões envolvidas com todas as temáticas”, enumera Botelho.

Nos projetos das comissões, explica a presidente, seus integrantes se deparam com problemas relacionados às demandas sociais, culturais, econômicas, de cidadania etc. Em algumas situações, para a solução são necessárias parcerias com outras instituições, como a UFU.

“Às vezes a gente tem a ideia, está no papel, mas a gente vai até um limite, não conseguimos avançar em função da questão técnica. Foge das nossas mãos como operadores de Direito. Aí nós temos que buscar parcerias para que aquilo seja desenvolvido, ou de forma onerosa ou não, mas cada um dentro dos seus limites institucionais”, comenta Botelho.

Conforme rege o acordo, a UFU se compromete em realizar ações educativas extensionistas, como oficinas, cursos e palestras para a comunidade envolvida na execução de determinado projeto.

A parceria, por outro lado, resulta em aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão para os estudantes de graduação e pós-graduação da universidade, afirma  o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Hélder da Silveira.

“O que se pretende é ampliar as relações da universidade, especialmente nesse caso pela OAB. Então enriquece no desenvolvimento de novos projetos de pesquisa, na indução de novos projetos de extensão que se articulam entre a universidade e a OAB e também do envolvimento dos nossos estudantes”, diz o pró-reitor.

Entre as ações desenvolvidas a partir da aproximação com a OAB desde o segundo semestre de 2017, o diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina, destaca o seminário sobre Direito Cultural que resultou na proposta de criação de uma disciplina sobre esse tema na Faculdade de Direito.

Molina reconhece os benefícios do acordo tanto para a formação acadêmica quanto para a atuação profissional dos agentes vinculados à OAB.

“Isso escorre, obviamente para a sociedade como um todo. Quando a gente coloca os profissionais das Artes e da Cultura discutindo, conversando com os profissionais da área do Direito, com procuradores, promotores, juízes, advogados, gestores, nós buscamos caminhos para problemáticas que são comuns na nossa área que são, às vezes, até simples de serem resolvidas, mas que nunca tiveram, talvez, a atenção merecida para aquilo. Então, quando as duas áreas se juntam, elas somam forças para superar esses desafios”, reforça o diretor.

Palavras-chave: acordo cultura extensão pesquisa OAB DIREITO