UFU inicia bancas remotas com equipamentos e serviços da RNP

Dois programas de pós-graduação da universidade integram projeto Iniciativa PPGs

Publicado em 17/06/2019 às 09:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

As bancas remotas são feitas por meio do serviço de Conferência Web (Foto: Milton Santos)

Os programas de pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCo) e em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (Ppipa) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) têm realizado, desde o fim de fevereiro, bancas de defesa de mestrado e doutorado remotas (a distância) utilizando equipamentos e plataforma de serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Juntamente com outros quatro programas de universidades federais - dois de Pernambuco (UFPE) e dois de Brasília (UnB) -, as duas pós-graduações da UFU fazem parte da Iniciativa PPGs da RNP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto visa conhecer as necessidades tecnológicas de coordenadores, professores, alunos e pesquisadores dos programas de pós-graduação para promover novos serviços e soluções de forma colaborativa.

Professor Flávio Silva coordena Pós-Graduação em Computação, que recebeu equipamento portátil (Foto: Milton Santos)

As bancas remotas são feitas por meio do serviço de Conferência Web, disponível em https://conferenciaweb.rnp.br. A UFU também recebeu dois equipamentos físicos diferentes: um portátil, possível de ser transportado em uma maleta, que foi para a Computação, e um maior, instalado na Imunologia e Parasitologia. Cada programa já fez três bancas remotas.

Os coordenadores dos programas, Flávio de Oliveira Silva (Computação) e José Roberto Mineo (Imunologia e Parasitologia), apontam duas vantagens principais das bancas remotas via Conferência Web da RNP: a redução dos custos com diárias e passagens para professores de outras universidades que vêm à UFU participar como avaliadores em bancas e a maior segurança das informações transmitidas via RNP, quando se compara com transmissões feitas por meio de serviços comerciais.

Na Imunologia e Parasitologia, coordenada pelo professor Mineo, equipamento foi instalado em uma sala (Foto: Milton Santos)

Mais informações sobre a Iniciativa PPGs estão disponíveis em: www.rnp.br/solucoes/educacao/iniciativa-ppgs

Palavras-chave: Pós-graduação Capes RNP