Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

17/06/2019 - 09:32 - Atualizado em 19/06/2019 - 16:38
UFU inicia bancas remotas com equipamentos e serviços da RNP
Dois programas de pós-graduação da universidade integram projeto Iniciativa PPGs
por Autor: 
Diélen Borges

 

As bancas remotas são feitas por meio do serviço de Conferência Web (Foto: Milton Santos)

 

Os programas de pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCo) e em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (Ppipa) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) têm realizado, desde o fim de fevereiro, bancas de defesa de mestrado e doutorado remotas (a distância) utilizando equipamentos e plataforma de serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Juntamente com outros quatro programas de universidades federais - dois de Pernambuco (UFPE) e dois de Brasília (UnB) -, as duas pós-graduações da UFU fazem parte da Iniciativa PPGs da RNP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto visa conhecer as necessidades tecnológicas de coordenadores, professores, alunos e pesquisadores dos programas de pós-graduação para promover novos serviços e soluções de forma colaborativa.

 

Professor Flávio Silva coordena Pós-Graduação em Computação, que recebeu equipamento portátil (Foto: Milton Santos)

 

As bancas remotas são feitas por meio do serviço de Conferência Web, disponível em https://conferenciaweb.rnp.br. A UFU também recebeu dois equipamentos físicos diferentes: um portátil, possível de ser transportado em uma maleta, que foi para a Computação, e um maior, instalado na Imunologia e Parasitologia. Cada programa já fez três bancas remotas.

Os coordenadores dos programas, Flávio de Oliveira Silva (Computação) e José Roberto Mineo (Imunologia e Parasitologia), apontam duas vantagens principais das bancas remotas via Conferência Web da RNP: a redução dos custos com diárias e passagens para professores de outras universidades que vêm à UFU participar como avaliadores em bancas e a maior segurança das informações transmitidas via RNP, quando se compara com transmissões feitas por meio de serviços comerciais.

 

Na Imunologia e Parasitologia, coordenada pelo professor Mineo, equipamento foi instalado em uma sala (Foto: Milton Santos)

 

Mais informações sobre a Iniciativa PPGs estão disponíveis em: www.rnp.br/solucoes/educacao/iniciativa-ppgs

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal