Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

24/06/2019 - 10:12 - Atualizado em 28/06/2019 - 08:12
UFU recebe parceira da Nasa e jornalista da Folha para encontro sobre divulgação científica
Inscrições para ouvintes no II Comunica Ciência terminam nesta terça-feira
por Autor: 
Diélen Borges

 

Zélia Ludwig e Reinaldo Lopes participam da mesa-redonda Diálogos entre jornalistas, cientistas e sociedade (Fotos: arquivos pessoais)

 

Acontece, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/06), no Campus Santa Mônica, o II Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas, promovido pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) com o objetivo de debater a divulgação das pesquisas científicas.

Ainda dá tempo de se inscrever como ouvinte e acompanhar a mesa-redonda "Diálogos entre jornalistas, cientistas e sociedade", que acontece na quarta-feira (26/06), às 9h, no anfiteatro do Bloco 5S. Participam dessa mesa a cientista Zélia Ludwig e o jornalista Reinaldo Lopes. Os dois vão falar sobre suas experiências com divulgação científica e responder às perguntas do público.

Zélia Ludwig é física, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalha com questões de gênero, raça e extensão científica e contra a falta de representatividade de mulheres negras em espaços acadêmicos. Colaborou com a Nasa no desenvolvimento de uma plataforma de vidro adaptada para o solo da Lua. Assista abaixo ao TEDx Talks com Zélia Ludwig.

 

 

Reinaldo Lopes é jornalista, doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP e repórter do jornal Folha de S. Paulo. Venceu em 2017 o Prêmio José Reis de divulgação científica. É autor de cinco livros de divulgação científica. Leia a coluna de Reinaldo Lopes em https://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/ .

 

Mais sobre o encontro

O Comunica Ciência é um evento que tem como público-alvo profissionais e estudantes de Comunicação e pesquisadores de todas as áreas e níveis, com o objetivo de debater a divulgação da ciência. Também a comunidade externa à universidade está convidada a participar dos debates, uma vez que  essa comunidade é quem financia as pesquisas das instituições públicas e é para ela que retornam os resultados.

Além da mesa-redonda, a programação terá mesa de abertura com equipe de gestão, pesquisa e comunicação da UFU, oficinas para profissionais e estudantes de comunicação e para cientistas e apresentações de trabalhos sobre divulgação científica.

As inscrições para oficinas e submissões de trabalhos já se encerraram, mas é possível se inscrever como ouvinte até 25 de junho (12h) no site www.eventos.ufu.br/comunicaciencia2. Os ouvintes também podem assistir às apresentações de trabalho. A programação completa está disponível no site do evento. Todas as inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado.

O encontro é promovido pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU).

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal