08/07/2019 - 16:30 - Atualizado em 08/07/2019 - 18:00
Dicap abre inscrições para a palestra 'Comunicação não-violenta'
Evento acontece no campus Umuarama em 23 de agosto
Naiara Ashaia

Comunicação não-violenta ajuda a resolver problemas de forma pacífica (Foto: Pixabay)

A Divisão de Capacitação de Pessoal (Dicap), da Pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza a palestra "Comunicação não-violenta" em 23 de agosto, às 9h. As inscrições estão abertas até as 23h45 de 11 de agosto. A palestra possui 100 vagas e tem carga horária de 2 horas. A lista de participantes será divulgada em 13 de agosto.

A Comunicação não-violenta (CNV) é apontada como uma ferramenta que contribui de forma eficaz para a resolução pacífica de conflitos, transformação de padrões de pensamento que conduzem a conflitos e criação de relacionamentos baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação. A CNV foi criada e sistematizada por Marshall Rosenberg, psicólogo que pesquisou e trabalhou com psicologia social.

A partir do exercício da empatia e da identificação de sentimentos e necessidades, é possível aprender a fazer pedidos claros e coerentes, a comunicar-se de maneira mais verdadeira e obter melhores resultados nos relacionamentos interpessoais, seja na vida profissional ou pessoal. A palestra irá abordar esses elementos presentes no método da CNV: empatia, sentimentos, necessidades humanas e pedidos, tendo como objetivo apresentar as bases da CNV aos servidores da UFU.

Com instrução da docente da Faculdade de Medicina da UFU, Renata Scarabucci Janones, a palestra acontece no anfiteatro do bloco 4K, no campus Umuarama. O público-alvo são os professores e técnicos administrativos da universidade. Para participar, é necessário ter ensino fundamental completo. Inscrições e mais informações sobre a palestra estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.