Internacionalização

Pesquisador da odontologia da UFU realiza missão internacional pelo CAPES-PrInt no Canadá

Pesquisa e interação internacional foram os assuntos tratados na missão

Publicado em 23/07/2019 às 11:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Professor Carlos José Soares (segundo da direita para esquerda) durante sua missão na Dalhousie University (Foto: arquivo pessoal)

O professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU/UFU), Carlos José Soares, esteve entre os dias 25 de maio e 24 de junho na Universidade Dalhousie em Halifax, no Canadá, para missão de pesquisa e interação internacional, onde desenvolveu ao lado do professor e pesquisador daquela instituição, Richard Price, cinco projetos de pesquisa que serão submetidos para publicação em periódicos de destaque internacional.

Em seu regresso, a visita de Soares também possibilitou reuniões administrativas com o diretor da FOUFU, Sérgio Vitorino Cardoso, e com o Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, Waldenor Barros Moraes Filho, que serviram para reafirmar a prioridade da assinatura de termo de cooperação entre a Dalhousie University e a UFU. Também foi pauta da discussão a possibilidade de mobilidade bilateral de alunos dos cursos de pós-graduação com a vinda de alunos do Canadá para Uberlândia e assim ampliar a ida de alunos da UFU para o país.

DALHOUSIE UNIVERSITY

Uma das grandes universidades do Canadá, localizada ao lado do Atlântico, tem uma vocação importante na pesquisa em odontologia na linha de fontes de luz usadas na polimerização de resinas compostas.

Uma aluna da UFU que cursa doutorado na modalidade ‘sanduíche’ no Canadá terá sua experiência noticiada em uma matéria no Jornal da Universidade no mês de julho. Ela mostrará suas vivências de pesquisa, crescimento pessoal e sua interação com a cultura canadense nesses oito meses no país, além de divulgar a cidade de Uberlândia e nossa universidade para todo o estado canadense de Nova Escócia.

Ainda sobre a missão do professor Soares, os frutos vão além da expectativa. O conhecimento adquirido das experiências bem-sucedidas do modelo de ensino, gestão das clínicas odontológicas e de interação com sociedade, desenvolvidos na instituição visitada, poderão ser aplicados aqui na universidade.

O momento também coincidiu com a ida da maior comitiva do Programa de Pós-Graduação da UFU para a Reunião Anual de Pesquisa da International Association for Dental Research (IADR) que aconteceu em Vancouver.

A comitiva contou com 11 participantes, sendo três docentes e oito alunos do doutorado da FOUFU e foram apresentados no evento trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação, além da oportunidade de interação entre os participantes da UFU com pesquisadores do mundo todo. A missão e a participação na IADR foram financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Palavras-chave: internacionalização intercâmbio pesquisa Capes PrInt FOUFO UFU