TECNOLOGIA

Programa de incentivo a programadores de softwares seleciona novos participantes

Método utilizado pelo UberHub foi desenvolvido pela UFU, Harvard e Unicamp

Publicado em 18/07/2019 às 15:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Aulas presenciais acontecem nos laboratórios da UFU, Uniube e Pitágoras (Foto: Alexandre Costa)

O programa de incentivo à formação de desenvolvedores de software, UberHub Code Club, iniciará seu terceiro ciclo em agosto e abre inscrições para selecionar seus novos participantes. O programa é gratuito e tem como objetivo iniciar 21 mil pessoas em tecnologia avançada até 2029 e, com isso, fazer com que Uberlândia seja referência nacional de talentos nessa área, além de apresentar conceitos básicos da área das ciências da computação para jovens adultos e estudantes do ensino médio.

As aulas do programa acontecem nos laboratórios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Uniube e Pitágoras e são ministradas por professores e estudantes da área de forma presencial, embora boa parte do conteúdo seja hospedada em uma plataforma de ensino a distância. O UberHub Code Club busca não necessariamente formar programadores mas sim despertar a curiosidade dos jovens dessa faixa etária pelo assunto. A meta de 2019 é formar cerca de 1.500 jovens no programa, visto que a demanda por profissionais de tecnologia da informação em Uberlândia atualmente anda constante.

O Processo Seletivo

Para particar, os candidatos devem ter entre 13 e 21 anos, ter participação com bom aproveitamento nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) e participação com bom desempenho em outros programas e/ou competições de talentos matemáticos. Os alunos da rede pública de educação devem ter boa performance em matemática, comprovada por indicação dos professores. Outros critérios poderão ser utilizados na formação das próximas turmas.

O método

Destaque para a metodologia do programa, concebida a partir das experiências das universidades de Harvard, dentro da disciplina C S50, Unicamp (T.OBI - treinamento para olimpíadas brasileiras de informática) e UFU, através da disciplina de Programação Funcional e outras.

O UberHube Code Club é realizado pelo Instituto UberHub Educação e o ecossistema de inovação da cidade de Uberlândia, com o apoio de diversas entidades, empresas e pessoas físicas interessadas.

Mais informações sobre o programa e sobre o processo seletivo estão disponíveis no site e na cartilha com as diretrizes sobre a seleção.

Palavras-chave: incentivo Ciência Software UberHub UFU harvard Unicamp