08/07/2019 - 18:11 - Atualizado em 08/07/2019 - 18:15
UFU lança segunda chamada do programa ‘Cátedras Franco-brasileiras’
Projetos podem ser submetidos até 22 de julho
Gabriela Francis

Os candidatos deverão elaborar um projeto entre as duas equipes de pesquisa ou entre um professor francês e um professor da UFU (foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Embaixada da França no Brasil, lançou a segunda chamada do Programa “Cátedras Franco-brasileiras na UFU”. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) recebe, até o dia 22 de julho, projetos para o programa, que podem ser submetidos em francês, português ou inglês.

O programa é voltado para a atuação na UFU de professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino superior e de pesquisa. Ele tem como objetivo acolhê-los, durante o ano de 2019, por uma duração de 60 dias cada, enfatizando o propósito de reciprocidade na acolhida de professores da UFU nas instituições francesas participantes do programa.

Os candidatos deverão elaborar um projeto entre as duas equipes de pesquisa (francesa e da UFU) ou pelo menos entre um professor francês e um professor da UFU, descrevendo o Plano de Trabalho. O projeto deverá prever pelo menos uma ou mais conferências voltadas para o “grande público” ou uma ou mais atividades de popularização científica.

A UFU poderá receber dois visitantes da primeira grande área do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt): Tecnologias Convergentes e Recursos Saúde (Ciência da Computação, Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, Engenharia Biomédica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Genética e Bioquímica e Química); e os projetos para um visitante da segunda grande área PrInt: Dinâmica Social, Qualidade de Vida e Ambientais (Administração, Economia, Educação, Estudos Linguísticos, Geografia, Odontologia e Imunologia e Parasitologia Aplicadas).

O resultado da seleção será informado no site da Propp até 1º de agosto. Mais informações no edital do programa