Dermeval Saviani e Ricardo Antunes discutem aspectos do trabalho e da educação

Docentes da Unicamp participaram, na UFU, do IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI

Publicado em 28/08/2019 às 14:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Filósofo e educador Demerval Saviani e sociólogo Ricardo Antunes (Foto: Alexandre Costa)

O filósofo e educador Dermeval Saviani e o sociólogo Ricardo Antunes, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concederam entrevistas para o podcast Boletins Informativos da FM Universitária, apresentado pela jornalista Eliane Moreira. Eles participaram do IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI, sediado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre os dias 20 e 22 de agosto.

Antunes fala sobre o novo perfil do trabalhador brasileiro. Durante a entrevista, o professor aponta que estamos passando por um profundo processo de devastação dos direitos do trabalho, intensificação da jornada e a precarização.

Já Saviani tem como foco os desafios e a defesa da escola pública. Ele reforça a importância do estudo da história para entender nosso contexto sobre a educação. "Precisamos compreender como chegamos a esse ponto", destaca o professor.

Confira as entrevistas na íntegra:

Palavras-chave: podcast educação trabalho história UFU