Pós-graduação

Inscrições abertas para o curso de Mestrado Profissional em Matemática

Candidato graduados em qualquer área podem participar

Publicado em 05/08/2019 às 15:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) são ofertadas 20 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2020. Inscrições estão abertas até o dia 16 de setembro, às 17 horas.

Podem concorrer ao Profmat candidatos com nível superior em qualquer área de formação. O curso é gratuito e semipresencial. As vagas estão distribuídas nas seguintes modalidades:

• 04 vagas para ampla concorrência.
  • 12 vagas para professores de matemática da educação básica da rede pública.
  • 02 vagas para cotistas nas condições: candidatos negros (pretos e pardos) ou candidatos indígenas, atuando como professores de matemática da educação básica da rede pública.
  • 01 vaga para cotistas nas condições: candidatos negros (pretos e pardos) ou candidatos indígenas em ampla concorrência.
  • 01 vaga para cotista nas condições: candidatos com deficiência em ampla concorrência.

Inscrições, Provas e Edital

Para participar do processo de seleção os candidatos devem acessar o Portal do Profmat, preencher o formulário de inscrição, gerar e efetuar o pagamento da taxa (R$ 76,00).

O Exame Nacional de Acesso (ENA) será realizado no dia 19 de outubro, das 14 às 17 horas. Os candidatos deverão responder 30 questões de múltipla escolha. Em Uberlândia, as provas serão realizadas no Campus Santa Mônica.

Acesse o edital completo e confira todas as informações do Profmat 2020.

Início das aulas

As aulas do Profmat na UFU serão realizadas aos sábados, das 9 às 12hs e 13h30 às 16h30. Haverá ainda atividades em ambiente virtual de aprendizagem. O semestre letivo inicia em março de 2020.

Para informações sobre o Profmat na UFU, acesse: http://www.profmat.famat.ufu.br.

Profmat no Brasil

O Profmat é coordenada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O programa recebeu nota máxima, conceito 5, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Participam do Profmat 76 instituições de ensino superior. No total, serão oferecidas 1.860 vagas para ingresso em 2020.

Palavras-chave: Matemática Pós-graduação Profmat