Cultura

Projeto de música dirigido por professor da UFU se apresenta em Uberlândia e região

'Concerto Grupo UDI Cello Ensemble e solistas' fará quatro apresentações com entrada franca

Publicado em 29/08/2019 às 17:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

O Grupo UDI Cello Ensemble é uma orquestra de violoncelos do Triângulo Mineiro, dirigida por Kayami Satomi, professor do Instituto de Artes da UFU (Foto: Márcio Spao/Divulgação)

Entre 4 e 11 de setembro, o grupo UDI Cello Ensemble realiza o projeto “Concerto de Grupo UDI Cello Ensemble e solistas” que passa por Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas e Ituiutaba. A ação é contemplada pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através da Diretoria de Cultura (Dicult).

Os solistas que se juntarão ao UDI Cello no projeto são Cesar Traldi e Miguel Faria (percussão), Geisa Felipe (flauta) e Thiago Wolf (violoncelo). Entre as obras que serão tocadas estão as composições de Traldi e do também professor Daniel Barreiro. A ação também tem como objetivo possibilitar às comunidades interna e externa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o contato e a apreciação de atividades artísticas desenvolvidas no curso de Música da UFU.

O GRUPO

O Grupo UDI Cello Ensemble é uma orquestra de violoncelos do Triângulo Mineiro, dirigida por Kayami Satomi, professor de violoncelo da UFU. O projeto tem o intuito de realizar apresentações musicais com solistas, composições de professores e discentes do Curso de Música da universidade.

Criado em 2009, o Ensemble inclui em seu repertório obras nacionais e contemporâneas, contando com quinze estreias mundiais, que em sua maioria são obras dedicadas ao grupo.

Sua trajetória é marcada por parcerias com diversos músicos, estilos musicais e artistas como Júlio Medaglia, Dimitri Cervo, Martha Herr, Michael Vollhardt, Matias de Oliveira Pinto e Corpo de Baile de Niterói.

Por sua distinta formação e repertório exclusivo, o grupo foi convidado a se apresentar em importantes festivais e movimentos artísticos no Brasil, dos quais destacam-se o XIV Encontro de Violoncelos de Porto Alegre, 7º Festival de Cordas Nathan Schwartzman (Uberlândia), 1º Festival de Música, Dança e Teatro de Uberlândia (MUDANTE) e nas 17ª e 18ª edições do Rio International Cello Encounter (RICE).

Em 2012, o Udi Cello Ensemble somou mais de 35 concertos, apresentando-se em sete estados brasileiros.

Apresentações Projeto Cultural UDI Cello e Solistas

Uberlândia: 04/09/2019 - Sala Camargo Guarnieri (Bloco 3M – Campus Santa Mônica) - 19h

Uberaba: 05/09/2019 -  Anfiteatro Sylvio Cruz Robazzi (Conservatório de Música de Uberaba) - 19h

Ituiutaba: 10/09/2019 - Conservatório de Música de Ituiutaba - 19h

Patos de Minas: 11/09/2019 - Conservatório de Música de Patos de Minas - 19h

O projeto é gratuito e os concertos são abertos ao público.

Palavras-chave: cultura música UFU