Recepção aos Ingressantes

Trotes violentos não têm vez na UFU

Infração pode ser punida até mesmo com a expulsão da universidade

Publicado em 13/08/2019 às 16:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Esta segunda-feira, 12 de agosto, marcou o início do segundo semestre acadêmico de 2019 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com ele, estão ingressando na instituição novos estudantes tanto na graduação quanto na pós-graduação. E a universidade quer que os primeiros momentos dos calouros nesta fase tão esperada da vida não sejam marcados por nenhum tipo de constrangimento.

O trote violento é proibido na UFU desde 1993, conforme estabelecido pela Resolução 15/93, do Conselho Universitário (Consun). As punições para o infrator podem variar desde a suspensão ao seu desligamento definitivo. De acordo com a Comissão Permanente de Recepção aos Ingressantes, é importante conscientizar a comunidade interna e externa e trabalhar para conter essas atividades que acontecem para além dos portões da universidade. São humilhações físicas e morais aos novos alunos que podem gerar problemas à saúde deles. Vítimas de trote violento podem denunciar seus agressores via Ouvidoria.

Como alternativa, os estudantes veteranos vêm promovendo o chamado “trote solidário”, que são campanhas de cunho social e voluntário, como, por exemplo, doações de mantimentos, sangue e tratamento de animais abandonados. Neste novo modelo, veteranos e calouros participam das atividades de forma igual.

Semana de Recepção e Orientação dos Ingressantes

Outra ação que busca desestimular o trote violento é a programação de Recepção e Orientação dos Ingressantes, realizada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e a Comissão Permanente de Recepção aos Estudantes Ingressantes. O evento acontece entre os dias 12 e 24 de agosto em todos os campi da UFU, abrangendo palestras, workshops e atividades como o "Campus Tour" - que apresenta a instituição e seus espaços aos novos alunos - e o Agita UFU, marcado para o dia 24 e que visa à integração entre novos estudantes e veteranos, por meio de ações de saúde, lazer, prática de atividade esportivas, apresentações culturais, além de outras iniciativas de inclusão e promoção de igualdades.