Pular para o conteúdo principal
Evento

UFU promove I Mostra de Cinema, Literatura e Identidade Cultural Negra

Evento pretende dar visibilidade à cultura negra

Publicado em 30/08/2019 às 14:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

O projeto "I Mostra de Cinema, Literatura e Identidade Cultural Negra" é uma iniciativa cultural do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac-Estudantil), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através da Diretoria de Cultura (Dicult). A Mostra Cultural acontece entre 4 e 6 de setembro, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e no Museu Universitário de Arte (MUnA). 

Proposta e coordenada pela estudante de Relações Internacionais da UFU, Ana Lívia Costa, a ação promove o reconhecimento e a visibilidade da cultura negra, em especial no audiovisual, poesia e música. Fazem parte da programação cine-debates, oficinas de Slam (batalhas de versos), danças urbanas, rodas de conversa, intervenções e uma mostra musical com apoio de artistas e comunidades locais. 

No primeiro dia de evento, ocorrerá uma oficina sobre o Slam, gênero de poesia falada com temáticas pontuadas em fatores identitários, e outra para Danças Urbanas, às 16h, no Campus Santa Mônica, intermediadas pelas artistas Gabriela Almeida Luz e Michele Borges de Oliveira. Às 19h, haverá a mesa de abertura com o tema “(R)existindo: onde estão os negros no cinema e na fotografia?”, a partir da exibição do Curta-Metragem “KBELA”, e da intervenção “Era Uma Vez Um Rei Negro”, de Alessandro Cardoso. A mesa será composta pelo doutorando na área de Cinema Negro, João Gabriel Nganga, pela integrante do Coletivo Moviola - Mídia Livre, Larissa Dardania e pelo criador da página Cultura Preta, João Pedro Nicomedes. 

Em 5 de setembro, haverá a exibição de curta-metragens no Campus Santa Mônica a partir das 10h. Às 15h iniciam oficinas de Break Dance e Rimas, intermediadas pelo coordenador da produtora cultural “Udi Crew”, Jemerson Carlos da Silva, e pelo músico uberlandense, Vaine. Às 19h, será ofertada no MUnA uma mesa-redonda sobre “Rap e Formação Identitária”, com a presença da docente Cintia Camargo Vianna, da integrante de um dos grupos fundadores do rap uberlandense “Original C”, Andréia Felix e Vaine.

No último dia haverá uma mostra musical, o chamado “Baile Black”, com o apoio e participação de artistas locais no espaço Vertical Escalada, a partir das 16h, visando a divulgação de danças e músicas negras, além da integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa.

Para participar da ação, o público pode se inscrever por meio do formulário. Para mais informações, acesse a página do evento no Instagram @mostraculturalnegra e no Facebook.

 

Palavras-chave: Cultura negra Evento mostra cultural

A11y