16/08/2019 - 14:34 - Atualizado em 19/08/2019 - 09:30
UFU realiza eventos sobre arte urbana
Iniciativa conta com oficinas e palestra do artista Rubens Mano
Mariana Oliveira

Instalação 'Confins de memória' do artista Rubens Mano, que participa do projeto 'Tensões do visível'. (Foto: Vitor Garcia)

Entre os dias 19 e 23 de agosto acontece o projeto "Tensões do Visível", coordenado por docentes dos cursos de Artes Visuais, Design e Arquitetura e Urbanismo. A ação é contemplada pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC-Estudantil), da Diretoria de Cultura (Dicult/UFU).

Incialmente, o projeto contará com uma palestra e oficinas ministradas pelo professor Rubens Mano, arquiteto, artista e mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). As atividades são voltadas principalmente para estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Design e Artes Visuais.

Os conteúdos abordados serão orientados por dois questionamentos: como entendemos e exploramos nossa relação com o ambiente urbano? E quais as implicações e os conteúdos expressos com a inserção da arte na dinâmica das cidades nos dias de hoje? A proposta é discutir e difundir a elaboração artística contemporânea, além de ampliar o debate sobre a produção da arte no espaço da cidade ao longo das últimas décadas.

A palestra “Extensões visíveis de um processo artístico” é aberta ao público e acontece na segunda-feira, 19 de agosto, no auditório do MUnA, localizado na Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho, em Uberlândia. Além disso, nos dias 20 a 23, serão realizadas oficinas para os participantes já previamente inscritos.