UFU tem programação de volta às aulas para pós-graduação

Atividades são gratuitas e abertas às comunidades interna e externa

Publicado em 07/08/2019 às 15:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Campus Santa Mônica (Foto: Marco Cavalcanti)

O segundo semestre letivo de 2019, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), começa na próxima segunda-feira (12/8) e, para recepcionar os estudantes, professores e técnicos dos cursos de especialização, mestrado e doutorado, estão programadas aulas inaugurais sobre diversos temas relacionados à pós-graduação. As atividades são gratuitas e abertas às comunidades interna e externa.

Todas as áreas estão convidadas para a aula “A universidade brasileira frente aos desafios do planejamento estratégico na pós-graduação”, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), que acontecerá no dia 14/08, às 9h, no Anfiteatro do Bloco 8C do Campus Umuarama.

A atividade será ministrada pela professora Concepta “Connie” Margaret McManus Pimentel, que é professora da Universidade de Brasília (UnB) e foi diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de abril de 2016 a maio de 2019. Não é necessário fazer inscrição. Mais informações no Portal de Eventos da UFU.

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDI) receberá o professor Brian D. Lepard, da Nebraska University - School of Law, para falar sobre “Legalidade e ética de medidas especiais para proteger populações vulneráveis sob o direito internacional”. Lepard é coordenador da área de estudos globais e abordará a proteção de grupos vulneráveis e os seus direitos fundamentais.

A palestra será ministrada em português, no dia 14/08, às 19h, no Anfiteatro 5R. Embora o público-alvo sejam os pós-graduandos em Direito, a atividade é aberta a toda comunidade. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pela internet ou na hora do evento.

A aula magna da primeira turma do Doutorado em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) terá a presença do professor Márcio André Veras Machado, vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e à Capes. A atividade será realizada no dia 13 de agosto, às 19h, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores (Bloco 3P - Reitoria, Campus Santa Mônica).

Já no dia 22 de agosto, a partir das 19h, no Auditório 5O-B será realizada a aula inaugural do novo semestre letivo do curso de doutorado em Filosofia. O tema “O caminho da servidão voluntária: capital humano e educação em Michel Foucault”, será abordado por Adriano Correia Silva, que é doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pela Freie Universität Berlin e pela The New School, de Nova York. O palestrante atualmente leciona Ética e Filosofia Política na Universidade Federal de Goiás (UFG) e ocupa a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).

Quer divulgar a aula inaugural do seu curso? Envie as informações em comunica.ufu.br/divulgacao

Palavras-chave: Pós-graduação aula inaugural