Formação docente na Educação Básica em pauta na UFU

Palestra agendada para o dia 24/09 vai discutir cenários e desafios para a carreira; inscrições abertas

Publicado em 10/09/2019 às 17:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Promover a reflexão sobre o processo formativo dos professores, este é um dos enfoques da palestra "Formação inicial para a docência na Educação Básica: cenários e seus desafios" que será realizada no dia 24 de setembro no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento acontece a partir das 08h30 no Anfiteatro 5R -  A e B.

A atividade será ministrada pela professora Bernardete Angelina Gatti, docente aposentada da Universidade de São Paulo (USP), e tem como público-alvo profissionais da educação, rede da Educação Básica e comunidade interna da UFU.

O debate sobre a formação docente, o exercício profissional e o cenário do sistema educacional brasileiro atual estarão em pauta.

Para participar é necessário preencher o formulário (ver abaixo ou disponível em: https://tinyurl.com/palestrabernardetegatti). O prazo de inscrição encerra dia 23/09 ás 14 horas.

Palestrante

Bernardete Angelina Gatti ministra palestra na UFU (Foto: Léo Ramos Chaves - Revista Fapesp)

Gatti atua como pesquisa nas áreas de Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Ela é graduada em Pedagogia pela USP e fez o curso de doutorado em Psicologia pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot

Docente aposentada da USP, atuou como consultora da UNESCO e de outros organismos internacionais. Presidiu o Comitê Científico - Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi responsável da área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Em 2014, assumiu como Diretora Vice Presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Ela ainda é membro titular da Academia Paulista de Educação e, em 2016, foi eleita Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Palavras-chave: palestra Educação básica Bernadete Angelina Gatti