Pular para o conteúdo principal
INFECÇÃO

HCU realiza atividades no Dia Mundial da Sepse

Campanha alerta que o Brasil tem uma das maiores taxas de letalidade por sepse no mundo e que ela gera a ocupação de 30% dos leitos das UTIs

Publicado em 12/09/2019 às 08:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Imagem: Reprodução Widoctor

 

O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) participa da Campanha de Sobrevivência a Sepse com atividades de conscientização, na próxima sexta-feira, 13, Dia Mundial da Sepse.

O evento será realizado das 8h às 18h, na entrada principal do hospital com a distribuição de panfletos e folders informativos, apresentação de vídeos e paródias, além de conversas e atividades lúdicas.

De acordo com os organizadores, o objetivo da campanha é aumentar a percepção sobre esta síndrome tanto entre profissionais de saúde como entre o público leigo e, assim, priorizá-la como emergência médica para que pacientes possam receber intervenções básicas, incluindo antibióticos e fluídos intravenosos, na primeira hora do diagnóstico.

Conhecida como septicemia ou infecção generalizada, a sepse, de acordo com os especialistas, é uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode está localizada em qualquer órgão. Ela pode levar ao não funcionamento de um ou mais órgãos e, até mesmo, a morte, quando não descoberta e tratada rapidamente.

Ao longo de toda a história da medicina, a sepse e o choque séptico permaneceram como condições de extrema gravidade, sendo a maior causa de morte evitável mundialmente. O Brasil tem uma das maiores taxas de letalidade por sepse no mundo, e ela é responsável pela ocupação de 30% dos leitos das Unidades de Terapia Intemsiva (UTIs), segundo dados Instituto Latino Americano da Sepse – ILAS. Em anos recentes, o conhecimento científico permitiu pela primeira vez estabelecer um conjunto de medidas que reduzem a mortalidade e os custos hospitalares, por meio de um protocolo para o diagnóstico e tratamento precoce desta síndrome.

 

Palavras-chave: sepse campanha alerta HCU-UFU Hospital de Clínicas

A11y