Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

25/09/2019 - 14:35 - Atualizado em 01/10/2019 - 17:39
Leia sobre rotina de cientista, eventos ‘baby friendly’ e outros assuntos na coluna de setembro
Veja ainda os estudos da UFU que foram destaques na mídia
por Autor: 
Diélen Borges

 

Como é o dia de trabalho de um cientista? 

Para comemorar o Dia Mundial da Pesquisa na Área de Câncer (24/09), a revista on-line “Cancer Researcher”, da European Association for Cancer Research, pediu a pesquisadores de diferentes países que compartilhassem como é a sua rotina de trabalho. Entre eles, uma cientista da UFU: a aluna de doutorado Esther Campos Fernandez, que estuda câncer de próstata e é orientanda da professora Vivian Alonso Goulart no Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Em um dos trechos, ela relata: “A maioria dos meus colegas de laboratório são ótimas mulheres. Incansáveis professoras, assistentes de pesquisa, pós-doutorandas, doutorandas, mestrandas e graduandas dedicadas à ciência. Em nosso laboratório multiusuário, tenho a chance de compartilhar minhas experiências, medos, dúvidas, desafios e realizações com elas. Sou estrangeira [da Espanha] no meu laboratório, por isso posso dizer que as pessoas aqui são acolhedoras, calorosas e amigáveis.”

Veja a publicação original no site da revista Cancer Researcher e a tradução enviada pela pesquisadora ao Comunica UFU.

 

Ciência no bar

Estudos de Ecologia são apresentados em bar de Uberlândia (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

Em comemoração aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, do Instituto de Biologia da UFU, os pesquisadores desse programa estão promovendo, neste mês, encontros de divulgação científica, chamados “Uma dose de ecologia”, no bar Alfaiataria. Veja a programação.

 

Páginas estrangeiras

A UFU foi notícia em sites de instituições de outros países. A Drexel University (Estados Unidos) falou sobre a participação do seu professor Richard Huneke no I Workshop em Ciência de Animais de Laboratório, da Rede de Biotérios da UFU, que aconteceu em Uberlândia, em maio e junho deste ano. E a Université de Rennes (França) noticiou a visita das professoras Marcia Freire e Vérica Freitas, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), que foram até a instituição francesa com o objetivo de estabelecer parcerias entre as duas instituições.

 

Apoio financeiro


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Instituto Serrapilheira (@institutoserrapilheira) em

 

 

O Instituto Serrapilheira lançou a sua terceira Chamada Pública de Apoio à Pesquisa Científica. Serão selecionados jovens pesquisadores que façam grandes perguntas nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Cada um pode receber até R$ 100 mil. As inscrições vão de 18 de novembro a 18 de dezembro de 2019. Confira o edital.

 

Mães cientistas


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Observatório Cajuína (@observatoriocajuina) em

 

Em carta aberta à comunidade científica, mulheres do Observatório Cajuína explicam como os eventos científicos podem incluir as pesquisadoras que são mães. Algumas das estruturas mínimas apontadas são a aceitação de bebês e crianças em sala de aula e a disponibilização de sala para amamentação (leia a carta completa). O grupo também oferece ajuda para intermediar, junto às comissões organizadoras de eventos, uma estrutura compatível com a participação de bebês e crianças. Assim, o evento passa a ser baby friendly. Cientistas interessados em contar com esse apoio podem escrever para o e-mail observatoriocajuina@gmail.com.

 

Ciência, pra que Ciência?

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SBPC (@sbpcnet) em

 

Está aberta a campanha “Ciência, pra que Ciência?”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Segundo a entidade, o objetivo é “chamar a atenção para o impacto que as pesquisas têm no desenvolvimento econômico e social do Brasil e como os cortes severos, impostos pelo governo, às duas principais agências de fomento do País podem desmantelar todo um sistema nacional de ciência e tecnologia com prejuízos para toda a população”. 

Pesquisadores de todos os níveis, da iniciação científica à pós-graduação, são convidados a enviar vídeos com duração de 30 segundos a um minutos, com o celular na horizontal, por meio do site http://reunioessbpc.org.br/cienciapraque. O material será divulgado nas redes sociais da SBPC.

 

Curso gratuito

 

 

 

A Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) convidam todos os pesquisadores, os divulgadores e os interessados em ciência, da UFU e da comunidade externa, para participar do curso de extensão de "Divulgação Científica", que acontecerá de 5 de outubro a 23 de novembro, das 8h às 12h, no Campus Santa Mônica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 27 de setembro, por meio de formulário eletrônico: www.eventos.ufu.br/cienciaeextensao

 

Jornalismo científico

 

Confira algumas reportagens sobre pesquisas científicas publicadas no Comunica UFU em setembro:

Para além do Setembro Amarelo

Alunas da UFU participam de Simpósio de Desenvolvimento Sustentável na Alemanha

Conheça o laboratório onde são feitas pesquisas no Pontal

Sabe quem monitora o tempo e o clima de Uberlândia? A UFU!

Educação básica é palco para pesquisadores mirins

Computação da UFU desenvolve busca refinada para programadores

Nutricionista da UFU aponta benefícios do açaí contra a hipertensão

Núcleo da UFU desenvolve técnica para quantificar tremores como Parkinson

 

Veja também pesquisas da UFU que foram divulgadas em outros veículos de comunicação no último mês:

 

TV Globo

Como Será?

Fisioterapia por meio de videogame para pacientes que tiveram AVC

Falamos desta pesquisa no Comunica UFU em fevereiro deste ano (leia aqui) e, desde então, ela é nossa recordista em repercussão em outras mídias. Faça um teste: digite “UFU AVC JOGO” em um buscador, como o Google, e veja as dezenas de resultados.

 

MGTV

UFU integra rede nacional de produção de animais para pesquisas

Odontologia da UFU desenvolve pesquisa para evitar perda de dentes após traumas

 

G1

UFU realiza estudo de prevenção da leishmaniose em dois bairros de Uberlândia

 

Patos Hoje

Com premiação, Engenharia de Alimentos da UFU Patos de Minas participa de simpósio nacional

 

Diário de Uberlândia

Aluno de medicina da UFU recebe convite para ir a Harvard

 

Hoje em Dia

Pesquisa da UFU mostra que açaí combate hipertensão; veja como consumir

 

A “Coluna de Ciência” do Comunica UFU é publicada na última semana do mês. Envie sua sugestão de pauta: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal