Mestrando da UFU estuda partículas emitidas em queimadas na Amazônia

Veja os detalhes na reportagem da TV Universitária

Publicado em 13/09/2019 às 14:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Lucas Chiari é aluno do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (Imagem: Lucas Cardoso)

As queimadas na Amazônia geram substâncias nocivas ao meio ambiente, como os aerossóis, partículas muito pequenas que ficam dispostas na atmosfera e podem afetar a formação de nuvens, a radiação solar e o ciclo da água - para além da região da floresta.

Essas substâncias estão sendo estudadas pelo engenheiro ambiental e mestrando Lucas Chiari, orientado pela professora Samara Carbone, no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Nós estudamos os materiais particulados, as partículas que estão no ar, que emitem pela queimada e a nossa ideia foi analisar a composição química desses materiais particulados e como eles podem estar influenciando no clima da região”, explica Chiari.

Mais informações sobre a pesquisa você confere na reportagem do Jornal da UFU, da TV Universitária (assista abaixo).

Palavras-chave: Ciência Amazônia Engenharia Ambiental ciências agrárias