Museu do Índio realiza oficinas de cerâmica na UFU

Atividade faz parte da programação do projeto “Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa”

Publicado em 30/09/2019 às 09:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Oficinas, palestra, rodas de conversa e uma exposição de peças de cerâmica fazem parte do projeto (Foto: Milton Santos)

O Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está realizando uma série de atividades com o projeto “Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa”: oficinas, palestra, rodas de conversa e uma exposição de peças de cerâmica.

Na próxima terça (1º/10), aconte mais uma oficina, que será realizada no Laboratório de Cerâmica do curso de Artes Visuais da UFU, no Campus Santa Mônica, bloco 1I. Os interessados devem se inscrever para participar.

A exposição

“Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa” é o nome escolhido por se relacionar ao mito de surgimento da arte oleira. Conta-se que os artefatos dessa arte chegaram navegando e cantando sobre o dorso da cobra canoa, que descia a caminho do oceano mas antes disso, defeca enormes depósitos de argila ao longo do médio e baixo rio Batovi, afluente do rio Xingu. A exposição foi teve reconhecimento internacional e agora, com o projeto, busca fazer com que o modo de ser xinguano e Wauja se manifeste a partir das oficinas de manufatura de cerâmica.

Informações sobre a oficina e inscrições pelos telefones do Museu do Índio: (34) 3236-3707/ (34) 3224-3526.

Palavras-chave: cultura arte indígena