06/09/2019 - 12:15 - Atualizado em 09/09/2019 - 11:01
Projeto orienta mulheres que atuam em áreas predominantemente masculinas
Iniciativa do Instituto de Psicologia é gratuita e recebe inscrições até 15 de setembro
Fabiano Goulart

O serviço de Orientação e Planejamento de Carreira, do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em conjunto com o grupo de estudos e pesquisa “Trabalhando com as Marias”, está com inscrições abertas para atendimento profissional a mulheres que atuam em áreas predominantemente masculinas.

De acordo com a coordenadora e orientadora do projeto, professora Lígia Carolina Oliveira Silva, do Instituto de Psicologia, o objetivo do trabalho de Orientação e Planejamento de Carreira, é desenvolver processos de autorreflexão necessários à clarificação de valores e perspectivas pessoais, consolidação de autoconceito e formação da noção de carreira subjetiva.

Durante o serviço são atendidas demandas e questionamentos do cotidiano feminino, no contexto das profissões predominantemente masculinas, tais como quando a mulher:

- não sabe o que fazer para se aprimorar profissionalmente;

- não sente prazer em desenvolver o trabalho atual;

- não enxerga perspectivas de médio e longo prazo na profissão que exerce;

- não consegue se planejar acerca do que irá fazer após o término da faculdade;

- não sabe quais os tipos de trabalho, dentro ou fora da sua formação, são compatíveis com suas habilidades e preferências;

- tem medo de fracassar enquanto profissional;

- segue as escolhas tradicionais (ex: concurso público) por desconhecimento de outras possibilidades de trabalho;

- não sabe onde ou como procurar emprego;

- não sabe como traçar e perseguir metas de carreira após a graduação;

- tem baixa percepção de autoestima/ autoeficácia em relação ao seu potencial enquanto profissional.

O curso vai acontecer na Clínica Psicológica da UFU que funciona no bloco 2C do Campus Umuarama

As inscrições vão até 15 de setembro e podem ser feitas, gratuitamente, pela internet através do link https://tinyurl.com/orientacaocarreira.

E-mail orientacaodecarreiraipufu@gmail.com