CAMPUS SANTA MÔNICA

UFU sedia quarta edição de simpósio sobre imigração

Evento é organizado por uma assessoria jurídica especializada no atendimento de estrangeiros em situação irregular e/ou de risco no Brasil

Publicado em 19/09/2019 às 08:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Registro da participação do grupo da Ajesir apresentando o projeto na última edição da Mostra Científica da UFU. (Foto: Divulgação)

“Diáspora, diplomacia e desenvolvimento”. Esta é a temática central do IV Simpósio sobre Migração e Proteção de Pessoas, sob responsabilidade da Assessoria Jurídica para Estrangeiros em Situação Irregular ou de Risco (Ajesir), vinculada à Faculdade de Direito da  Universidade  Federal  de  Uberlândia (Fadir/UFU).

O evento contará com palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos e cine-debate com presença de imigrantes locais. Além de docentes da UFU, participarão das atividades profissionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Escola Superior Associada de Goiânia (ESUP). “O período para submissões de trabalhos foi encerrado na última segunda-feira, dia 16, mas as inscrições para ouvintes seguem abertas, sendo gratuitas e abertas a toda comunidade acadêmica”, informa Tatiana Squeff, presidente da comissão organizadora do evento, que também é composta pelos professores Claudia Loureiro e Thiago Paluma.

Ainda de acordo com ela, o principal intuito do simpósio é “fomentar o debate acerca dos fluxos migratórios globais, além de refletir sobre as políticas públicas e instrumentos normativos voltados à mobilidade humana, em tempos de políticas nacionalistas e instabilidade política”.

A programação – acesse AQUI – ocorre nos próximos dias 23 e 24 de setembro, no auditório do Bloco 5S, no Campus Santa Mônica. Para mais informações, acesse as páginas do Ajesir no Facebook e no Instagram.

Palavras-chave: simpósio imigração Assessoria Jurídica refugiados estrangeiros Ajesir Fadir UFU