26/09/2019 - 11:21 - Atualizado em 30/09/2019 - 11:58
Universidade Amiga do Idoso promove eventos comemorativos
Programação possui como tema central 'Uma Jornada para a Igualdade Etária' e ocorre entre os dias 1º e 4 de outubro, nos campi Santa Mônica e Umuarama
Hermom Dourado

Mostra de dança 'Muda até Brotar Flor' foi uma das atividades promovidas pela Unai em 2018. (Foto: Marco Cavalcanti)

Projeto de extensão vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), a Universidade Amiga do Idoso (Unai) teve início em 2016 e está promovendo dois eventos simultâneos na próxima semana, entre os dias 1º e 4 de outubro: I Semana Integrativa da Universidade Amiga do Idoso e I Feira da Economia Prateada. A programação - veja AQUI - contempla atividades tanto no Campus Santa Mônica quanto no Umuarama.

O tema da campanha internacional para o ano de 2019 definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) é “Uma Jornada para a Igualdade Etária”, que tem como objetivo destacar a contribuição essencial que homens e mulheres idosos podem continuar a dar à sociedade, se houver garantias adequadas de oportunidades para reduzir as desigualdades. "Esta temática vem no sentido de capacitar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou status econômico ou outro", explica a professora Karina do Valle Marques, atual coordenadora da Unai.

Ainda de acordo com ela, foi nesse sentido que surgiram a I Semana Integrativa da Universidade Amiga do Idoso - voltada a palestras e atividades direcionadas ao público idoso - e a I Feira da Economia Prateada - para a exposição de serviços e produtos feitos pelos participantes do projeto.