Pular para o conteúdo principal
COLUNA DE CIÊNCIA

Coluna de outubro traz aluna na TV, descoberta de rã na Amazônia e premiações

Fique por dentro da divulgação das pesquisas produzidas na UFU

Publicado em 30/10/2019 às 15:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

 

Aluna no Canal Futura

A estudante Naiara Sousa Vilela, do curso de doutorado da Faculdade de Educação (Faced/UFU), foi convidada a participar do programa “Debate”, do Canal Futura, no  Rio de Janeiro, para discutir a formação inicial e contínua de professores no Brasil. Ela falou sobre sua experiência formativa na UFU e sobre o projeto que desenvolve na universidade. O programa foi exibido no dia 22 de outubro e transmitido pelo Facebook, onde o vídeo ainda está disponível. Assista acima!

 

Egressos em carreira científica

Machos adultos da espécie Adenomera chicomendesi (Foto: arquivo do pesquisador)

O biólogo Thiago Ribeiro de Carvalho, graduado na UFU em 2010, seguiu na carreira científica e hoje pesquisa rãs, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro, onde faz pós-doutorado. Uma curiosidade da pesquisa é a espécie recém-descoberta na Amazônia, Adenomera chicomendesi, que recebeu este nome em homenagem ao seringueiro Chico Mendes. O artigo de descrição da Adenomera chicomendesi foi publicado no dia 24 setembro de 2019 na revista americana Herpetologica. O professor Ariovaldo Giaretta, que atua no Campus Pontal e orientou as primeiras pesquisas de Carvalho ainda na UFU, também assina a publicação.

 

Artigo premiado

Abertura do 43º Encontro da Anpad (Foto: Divulgação Anpad)

O trabalho From Accounting Professional to Teaching Career: A Study on the Motivational Factors for the Transition, assinado pelo professor Marcos Antônio de Souza, da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic/UFU) e por outras duas pesquisadoras, Carla Milena Gonçalves Fernandes e Débora Gomes de Gomes, ambas da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), foi premiado no 43º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). O texto apresenta um estudo sobre os fatores motivacionais para a transição do profissional de contabilidade à carreira docente. O evento aconteceu em São Paulo, de 2 a 5 de outubro. 

 

Alternativas de fomento

Você já ouviu falar no Instituto Sua Ciência? Quem nos contou sobre ele foi a doutoranda Flávia Clemente, da Química da UFU. O Sua Ciência é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que busca alternativas de fomento à pesquisa. No momento está aberta a chamada para o Fundo Geral Sua Ciência, que visa à concessão de uma cota anual de bolsa de iniciação científica. As inscrições vão até 20 de novembro. No site você também encontra conteúdos relacionados à ciência, como a resenha “Ciência na poesia, e poesia na Ciência”, publicada pela nossa aluna Flávia Clemente.

 

Mulheres na Ciência 

Entrega do prêmio “Para Mulheres na Ciência” (Foto: Divulgação)

A 14ª edição da premiação “Para Mulheres na Ciência”, uma iniciativa da L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), aconteceu no dia 10 de outubro, no Rio de Janeiro. O objetivo é aumentar a visibilidade e melhorar as condições de trabalho de pesquisadoras brasileiras. Neste ano, o prêmio recebeu 508 inscrições. Conheça as premiadas no site www.paramulheresnaciencia.com.br.

 

Concurso para crianças

Até esta quinta-feira (31 de outubro) dá tempo de participar do 2º Concurso Cultural “Acho que vi 1 cientista”, promovido pelo grupo de divulgação científica Nunca Vi 1 Cientista. As crianças podem concorrer em duas categorias - de 5 a 8 anos e de 9 a 12 anos -, enviando um vídeo de até um minuto respondendo à pergunta: Por que ciência é importante? Os premiados receberão brinquedos de ciência e livros. O regulamento está disponível no Jornal da USP.

 

Editoria de ciência

As notícias e reportagens sobre pesquisas científicas publicadas pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) no portal Comunica UFU agora estão agrupadas na editoria Comunica Ciência. Observe que aproveitamos o Outubro Rosa para apresentar os estudos sobre câncer de mama desenvolvidos na universidade. Veja mais em www.comunica.ufu.br.

 

Jornalismo científico

Confira algumas reportagens sobre pesquisas científicas publicadas no Comunica UFU em outubro:

Professor da UFU faz alerta contra sarampo e sobre importância da vacinação

Pesquisa avalia impactos da indústria da cerâmica em Monte Carmelo

Professora da UFU apresenta design sustentável em simpósio na Alemanha

A história da educação em Minas Gerais: os 300 anos da Colônia à República

As 7 inovações premiadas de alunos e servidores da UFU

UFU avalia capacidade cardiovascular de voluntárias com câncer de mama

UFU mapeia acesso das brasileiras à mamografia e qualidade dos exames

Qual a relação da nutrição com o câncer de mama?

Doutorandos da UFU desenvolvem pesquisas em Israel, França e Itália

UFU pesquisa novos medicamentos contra câncer de mama e de próstata

 

Veja também pesquisas da UFU que foram divulgadas em outros veículos de comunicação no último mês:

 

TV Cultura

 

Lembra quando falamos, no Comunica UFU, sobre a pesquisa que demonstra vantagens do sorgo na alimentação de aves? O estudo apareceu em rede nacional no programa “Agrocultura”, da TV Cultura, em reportagem produzida pela afiliada TV Universitária. Veja!

 

 

TV Integração 

Pesquisa faz diagnóstico da bacia do Rio Uberabinha em Uberlândia

Pesquisa da UFU ajuda no diagnóstico precoce do câncer

Competição de braços robóticos é realizada pela UFU em Uberlândia

Pesquisadoras da UFU em Uberlândia desenvolvem novas formas de combate ao câncer de mama

 

G1

Pesquisadores da UFU iniciam estudo de leishmaniose em Uberlândia

Uberlândia sedia Congresso Brasileiro de Paleontologia nesta semana

Pesquisador da UFU explica tecnologia que aumenta precisão em diagnósticos de câncer de próstata

 

TV Paranaíba

UFU desenvolve pesquisa para detectar câncer de próstata

 

Minas faz Ciência

Pesquisadores investigam acesso e qualidade de mamografias

 

Diário de Uberlândia

Papo sério com cientistas da UFU

 

Andifes

UFU mapeia acesso das brasileiras à mamografia e qualidade dos exames

 

A “Coluna de Ciência” do Comunica UFU é publicada na última semana do mês. Envie sua sugestão de pauta: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

Palavras-chave: coluna Divulgação Científica

A11y