04/10/2019 - 17:41 - Atualizado em 15/10/2019 - 17:34
Competição de robótica movimenta Campus Santa Mônica
Hook - Desafio Capitão Gancho foi realizado pela segunda vez pelo PET Engenharia Biomédica
Cristiano Alvarenga

Criatividade, inovação e tecnologia deram o tom na 2ª edição do Hook - Desafio Capitão Gancho, evento de robótica, realizado nesta quinta-feira, 03/10, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A competição recebeu inscrição de 14 equipes dos diversos cursos da UFU e também representantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  O torneio, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Biomédica, consistia em mover uma garra mecânica usando conhecimentos relacionados à sinais, posicionar corretamente os objetos e direcioná-los em determinados alvos.

Ao final de três etapas, a equipe “A Garra Oht-Chan” (foto abaixo) obteve a maior pontuação e conquistou o título da 2ª edição do Hook - Desafio Capitão Gancho. O segundo lugar ficou com a equipe “Optimal”. A “ControlArm” fechou o pódio. Os primeiros colocados receberam premiação em dinheiro.

Também participaram das atividades as equipes “Tera”, “Gigantes de Aço”, “Flexile” e “Error404”.

“Mão na massa”

Mariana Morete (foto), participante do PET Engenharia Biomédica e membro da comissão organizadora do evento, enfatizou que a competição expõe as potencialidades dos estudantes. “É importante para tirar os alunos do ambiente de sala de aula e propiciar a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso”."]

Adriel Marques, um dos membros da equipe “ConstroArm” e estudante de Engenharia de Controle e Automação, também destaca a possibilidade de colocar em prática os ensinamentos propiciados nna graduação. “É importante participar de competições e assim aplicar os conceitos de controle e instrumentalização que vemos no curso”.

Quer acompanhar as atividades do PET Engenharia Biomédica, acesse: http://www.petengbio.feelt.ufu.br/. Abaixo, algumas imagens da 2ª edição do Hook - Desafio Capitão Gancho (fotos: Alexandre Costa).