Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

16/10/2019 - 16:36 - Atualizado em 17/10/2019 - 15:01
Confira as recomendações de mastologistas para prevenção e tratamento do câncer de mama
Especialistas abordam Outubro Rosa no Jornal da UFU e no Boletim Comunica
por Autor: 
João Pedro Rabelo

Outubro é marcado como o mês da prevenção ao câncer de mama. De acordo com os números do sistema de informações sobre mortalidade do Ministério da Saúde, em 2017, 16.724 mulheres brasileiras morreram em decorrência da enfermidade. O Instituto Nacional do Câncer estima que, para o ano de 2019, quase 60 mil mulheres apresentarão novos casos da doença. 

O mastologista entrevistado pelo Jornal da UFU, Juliano Cunha, alerta que os sintomas mais comuns para esse tipo de câncer são o surgimento de nódulos, alteração na pele da mama, vermelhidão, retração no mamilo além do escorrimento de líquido pela auréola. A mulher que perceber esses sinais deve procurar avaliação médica. 

A jornalista Carolina Tomaz, do grupo Luta pela Vida, destaca que o mês de outubro é oportuno para esclarecimento de dúvidas sobre a doença e incentiva os cuidados para a prevenção e detecção do diagnóstico precoce. No entanto, ressalta que, apesar de o mês ser dedicado às campanhas contra o câncer de mama, esse cuidado deve acontecer durante todo o ano. Assista!

 

 

No boletim Comunica UFU, da Rádio Universitária, o mastologista Donizeti William Santos, do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU), conta que o Brasil tem hoje em torno de 6 mil aparelhos que realizam o exame de mamografia, os mamógrafos. Apesar disso, Santos observa que esses aparelhos estão concentrados nos grandes centros do país e não estão distribuídos de forma homogênea. Para o médico, a falta de hospitais e de um encaminhamento de referência em regiões que estão fora desse centro prejudicam o tratamento da doença. Ouça abaixo!

Acompanhe, nos próximos dias, a divulgação de pesquisas científicas sobre o câncer de mama no portal Comunica UFU.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal