Prêmio

Estudantes da UFU participam de concurso de fotografia

Ação do Corredor Cultural Forproex Sudeste contou com acadêmicos de nove instituições de ensino superior

Publicado em 07/10/2019 às 14:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Em agosto de 2019, foi divulgado o resultado do "Concurso de Fotografia Corredor Cultural". O concurso, disputado entre alunos de suas próprias universidades, tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre as Instituições de Ensino Superior do Sudeste, em especial as nove participantes: Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O projeto "Corredor Cultural Forproex Sudeste" é uma proposta interinstitucional conduzida pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas – Regional Sudeste (Forproex Sudeste). A ação prevê o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas e a promoção de novas formas de convívio e sociabilidade nos campi universitários, e entre eles e a sociedade. No decorrer de cada ano, o projeto conta com um calendário de eventos culturais, pensados a partir de quatro diferentes modalidades: mostras e exposições; cursos e oficinas; música e artes da cena. Um dos principais motivos para a execução do Corredor Cultural foi o impulsionamento de iniciativas culturais promovidas no ambiente universitário.

Vencedores

Aluna do curso de Filosofia da UFU, Luiza Anselmo foi uma das participantes desta edição do projeto. Ela soube da proposta cultural através do site e do edital, divulgados pela Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e pela Diretoria de Cultura (Dicult). A estudante de Filosofia ficou na terceira posição entre os alunos da UFU. "Acho que a importância, tanto da premiação quanto da experiência, se resume na inspiração que a fotografia me traz, independentemente da área que estou atuando, seja histórica, festiva ou ensaios pessoais”, afirma.

Para Anselmo, a palavra que percorre a produção é "cultura": “Atualmente, as pessoas à nossa volta têm, mesmo sem consciência disso, sede de cultura e saudade de suas raízes e transformações. Eu consegui me interligar com as minhas raízes e matar essa sede com a fotografia."

Matriculada no curso de Psicologia, Jeane de Sousa foi a segunda colocada da UFU. A estudante soube do concurso pelas mídias digitais da Dicult. "A fotografia é uma expressão artística muito cara a mim, e aliada ao tema do 'Patrimônio Histórico/Cultural', fez com que o concurso despertasse meu profundo interesse. Poder receber os olhares críticos de uma comissão avaliadora e os curiosos dos visitantes de uma exposição foi especial", relata.

O primeiro colocado da UFU foi Thiago Carvalho, acadêmico de Artes Visuais. Ele não esconde a satisfação com a experiência. "A participação já foi bastante interessante, visto que o tema proposto pelo Corredor Cultural coincidiu muito com fotografias recém-produzidas por mim na cidade de Ouro Preto, no ano passado”, revela. Carvalho afirma que a sua intenção inicial era de fazer o registro circular e contribuir para o acervo do concurso, pensando no intercâmbio cultural entre as faculdades do Sudeste. “Quando recebi o certificado e a notificação de que havia sido selecionado, já nem lembrava mais do que se tratava. A fotografia ‘Cidade em Movimento’ tem um peso e um valor emocional muito grande e que aumentou ainda mais com essa premiação", completa.

Para saber mais informações sobre o resultado do concurso, acesse a página do Corredor Cultural.

As fotografias produzidas pelos alunos selecionados da UFU estão disponíveis nas redes sociais da Diretoria de Cultura no Facebook e no Instagram.

Palavras-chave: Corredor cultural Fotografia Prêmio