Professora da UFU apresenta design sustentável em simpósio na Alemanha

Palestra será repetida em Uberlândia no 'Dia C da Ciência'

Publicado em 14/10/2019 às 12:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Viviane Nunes pesquisa sustentabilidade há mais de 10 anos (Foto: arquivo da pesquisadora)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi representada no 10º Bragfost - Brazilian-German Frontiers of Science and Technology Symposium (Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia) em Munique, na Alemanha, entre os dias 5 e 8 de outubro, pela professora Viviane Nunes, do curso de Design. Ela abordou, em sua apresentação, os principais campos de intervenção para se atingir a economia circular.

A economia circular tem como objetivo promover a sustentabilidade do sistema atual. Para isso, é ideal a criação de um ciclo tecnológico, onde a extração da matéria-prima, a produção e a distribuição do material resultem na transformação dos produtos em novos recursos. Atualmente, as ações para a transição do ciclo biológico (em que os produtos são descartados) em tecnológico estão ligadas aos materiais e controle de resíduos.

Nunes ressalta a presença da tecnologia nos temas do simpósio, trazendo o ponto de vista do comportamento humano, que deve estar associado em todo o processo, visto que é preciso repensar os modelos de consumo. “A abordagem que eu fiz foi a questão da qualidade dos produtos, para pensar qual material eu faço uso, o quanto ele é impactante ou não no ambiente, o quanto contribuo para a geração de resíduos e quais as estratégias para prolongar o ciclo de vida deste produto”, relata a pesquisadora.

Design sustentável e economia circular

A professora da UFU levou, para sua apresentação na Alemanha, exemplos do controle de resíduos que pode ser feito com um reparo ou uma substituição de peça de um produto, de forma que ele seja útil por mais tempo. Em seus estudos, foram citadas empresas nacionais que seguem essa lógica, realizando a reciclagem e consertos. Há empresas com capacidade de reciclagem para uma tonelada, mas a demanda é de apenas 30%.

Em seus mais de dez anos de pesquisa sobre sustentabilidade, o sistema "produto+serviços sustentáveis" é o mais recente. Viviane Nunes faz parte do projeto Lens - Learning Network on Sustainability International desde 2015. Ele envolve cerca de 150 universidades com o objetivo comum de criar uma ementa de disciplina para os cursos de Design para que possam projetar pensando na lógica da economia circular, formando assim profissionais com consciência ambiental para o mercado, além de incentivar novos pesquisadores para a área. Já foram desenvolvidos quatro livros, disponíveis para download, que trazem as dimensões ambiental, social, econômica e os métodos e ferramentas para projetar soluções sustentáveis.

O sistema-produto-serviço conecta-se à economia circular com três abordagens principais: orientada ao público, ao uso e aos resultados. Essas são exemplificadas, respectivamente, com a venda de um produto que tem manutenção garantida, ou seja, oferece-se um produto e também um serviço para que ele dure mais; o aluguel de um maquinário, um automóvel, onde o usuário não tem a posse, mas pode usufruir dos benefícios de um determinado produto, tendo, então um facilitador; e por último, o usuário não tem posse e nem satisfaz o seu desejo de compra por estar consumindo somente os resultados de determinado serviço.

O evento

10º Bragfost aconteceu em Munique, na Alemanha, entre os dias 5 e 8 de outubro (Foto: arquivo da pesquisadora)

O Bragfost é uma parceria entre Brasil e Alemanha, com encontros anuais e alternância de sede entre eles. Nesta edição, realizada entre os dias 5 e 8 de outubro, as quatro temáticas abordadas foram: inteligência artificial, economia circular, engenharia genética e engenharia de resiliência.

Participaram 60 pesquisadores, com apresentações orais e de pôsteres. Viviane Nunes, da UFU, foi indicada por já desenvolver pesquisas na área da sustentabilidade nos últimos dez anos. Além disso, a organização preza por pesquisadores que tenham concluído o doutorado, no máximo, nos últimos 15 anos. A realização é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Alexander Von Humboldt.

A docente, que foi a terceira pesquisadora da UFU a integrar o Bragfost, repetirá a palestra no Dia C da Ciência, que será realizado no Campus Santa Mônica no dia 16 de outubro.

Palavras-chave: Ciência Design FAUeD