Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

18/10/2019 - 16:59 - Atualizado em 22/10/2019 - 13:06
UFU avalia capacidade cardiovascular de voluntárias com câncer de mama
Projeto de pesquisa aborda exercícios físicos como prevenção de complicações da quimioterapia
por Autor: 
Marco Cavalcanti

As pacientes serão avaliadas visando à detecção precoce de cardiopatia (foto: Alexandre Costa)

 

Um projeto desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (Faefi/UFU) está avaliando mulheres voluntárias de Uberlândia e região com diagnóstico câncer de mama e que iniciarão o tratamento com quimioterapia. A avaliação será feita em pacientes encaminhadas por oncologistas ou por cardiologistas.

O objetivo é analisar, entre outros fatores, a capacidade cardiovascular das voluntárias, devido a complicações decorrentes da substância antraciclina, presente na quimioterapia  (“quimioterapia vermelha”).

A redução da capacidade cardiovascular, durante ou após o tratamento, é um dos efeitos colaterais da cardiotoxicidade causada pelas antraciclinas ou pela radioterapia torácica.

As pacientes serão avaliadas visando à detecção precoce da cardiopatia e à melhor prescrição de exercícios, pois os estudos existentes ainda são inconclusivos. 

“O exercício tem sido indicado como estratégia não farmacológica para a prevenção de complicações cardiovasculares decorrentes da quimioterapia. Ele pode ser realizado previamente ao início, como também durante o tratamento de câncer”, explica a docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFU, Érica Carolina Campos, coordenadora do projeto. A previsão é a de que o projeto se estenda  por mais de um ano.

O atendimento será realizado no Ambulatório de Reabilitação Cardíaca do Curso de Fisioterapia da UFU, sala 111 do bloco 2B, no Campus Umuarama. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3225-8556 ou pelo e-mail ericacp@ufu.br.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal