Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

10/10/2019 - 10:28 - Atualizado em 14/10/2019 - 17:52
Universidade divulga vencedores do Prêmio Inovação UFU 4.0
Concorreram estudantes, professores e técnicos da instituição apresentando ideias inovadoras na solução de desafios
por Autor: 
Marco Cavalcanti

Projeto que resultou em criação do espaço de tecnologias assistivas da Biblioteca Central, no Campus Santa Mônica, foi um dos vencedores (foto: Milton Santos)

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou na manhã desta quinta-feira, 10/10, os ganhadores do Prêmio Inovação UFU 4.0. Os projetos foram premiados em três categorias: Acessibilidade, Sustentabilidade e Tecnologias de Aprendizagem. Também foi concedida uma Menção Honrosa escolhida entre as três categorias.

Na categoria “Acessibilidade” os projetos ganhadores foram: “Espaço para Biblioteca de Tecnologias Assistivas e Aquisição de Equipamentos de Acessibilidade” (1º lugar) e “Proposta de acessibilidade da aprendizagem no ensino superior: aspectos neurocognitivos e inclusão a discentes de graduação da UFU” (2º lugar).

Já na categoria “Sustentabilidade”, os ganhadores foram: “Plano de Ensino Eletrônico” (1º) e “Sonnergy” (2º).

E na categoria “Tecnologias de Aprendizagem” o projeto “Mont!” ficou em 1º lugar e o “ZeroUm: Por um mundo com mais oportunidades” conseguiu o 2º lugar. 

A Menção Honrosa foi para o projeto “A Interface Educação em Saúde e Mídias Sociais: articulando tecnologias e saberes para a aprendizagem significativa na Educação Médica”.

“Recebemos várias propostas e, após análise minuciosa e sem identificação realizada por uma banca de docentes e técnicos(as), chegou-se aos projetos vencedores, que estão alinhados aos critérios do edital”, afirma o diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Thiago Paluma.

O primeiro colocado de cada categoria receberá troféu, certificado e inscrição (e/ou passagem) em evento científico (até R$ 1.500). Haverá ainda troféu e certificado para o segundo colocado de cada categoria e para a menção honrosa.

A apresentação dos projetos será feita durante a cerimônia de premiação, aberta à comunidade, que será realizada no auditório da Fundação de Apoio Universitário (FAU) localizado na Rua Francisco Vicente Ferreira, 126 (bairro Santa Mônica), na segunda-feira, 14 de outubro, às 9h30.

O prêmio, lançado em maio deste ano, é dirigido a estudantes, professores e técnicos da instituição, individualmente ou em grupo, que tenham ideias e soluções inovadoras que possam apoiar a UFU na resolução de desafios.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, comenta o resultado: “Os projetos vencedores demonstram a interação que os projetos de inovação da UFU possuem com os interesses da sociedade, referendando a qualidade do trabalho desenvolvido na Universidade”.

O Prêmio Inovação UFU 4.0 é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), através da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agência Intelecto), a partir de uma parceria com a FAU e com a Diretoria de Comunicação Social (Dirco).

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal