17/10/2019 - 14:34 - Atualizado em 18/10/2019 - 19:59
Veja como foi o Dia C da Ciência na UFU
Evento teve como objetivo aproximar a universidade da comunidade
Diélen Borges

Pesquisadores de diferentes áreas passaram a quarta-feira (16/10) apresentando seus estudos à comunidade que compareceu ao Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O Dia C da Ciência, organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), por meio da Diretoria de Pesquisa, integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“Essa primeira edição foi muito positiva no sentido de mostrar a importância da pesquisa no âmbito da UFU e o quanto ela contribui para o progresso da sociedade e de nossa região. As palestras foram acessíveis e seguraram o público presente das 8h30 às 17h50, o que é considerável”, avalia o diretor de Pesquisa, Kleber Del-Claro.

Foram 12 palestras, que abordaram quatro eixos temáticos: A ciência nas universidades contra as doenças altamente infecciosas; O perigo das pseudociências para a saúde: elas podem até matar!; A internacionalização da ciência - um mundo aberto a nós!; e Razão e religião - uma visão da nova ciência.

“No entanto, ainda nos preocupa muito nossa incapacidade de atrair um público leigo maior para dentro da universidade. As pessoas ainda se intimidam com o espaço acadêmico e o sentem distante de si. Assim, temos como uma proposta levar essas palestras até a comunidade. Visitaremos escolas, públicas, particulares, entidades civis e militares, a periferia e os bairros nobres. Vamos montar um projeto de ciência na comunidade. Ou seja, vamos buscar pela mão”, planeja o diretor.

Confira a cobertura fotográfica: