Alunos de escolas públicas são orientados sobre a política de cotas raciais

Iniciativa da UFU busca dar esclarecimentos sobre a quem se destinam estas vagas nos cursos de graduação e como ocupá-las. De 19 a 27/11, três unidades da rede estadual em Uberlândia recebem palestras destinadas a estudantes de Ensino Médio

Publicado em 14/11/2019 às 15:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU), em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), realizará, de 19 a 27 de novembro, um ciclo de palestras com alunos do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Uberlândia. O objetivo é conversar sobre a temática “Cotas raciais: direito de quem?”.

Conforme dados da Prograd, cerca de 30% dos estudantes que tentam as vagas das cotas raciais para ingressar nos cursos de graduação da UFU não têm suas matrículas homologadas, por não fazerem parte do público-alvo ao qual se destinam aquelas vagas. Assim sendo, a iniciativa pretende orientar e esclarecer a respeito de questões sobre este público-alvo, como se dá a solicitação das vagas e quais são os critérios utilizados pela avaliação da Comissão de heteroidentificação.

Confira, abaixo, o cronograma das palestras:

• 19/11/2019, às 8h - Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende (Praça da Fraternidade s/n – Jardim Brasília);
  • 21/11/2019, às 9h - Escola Estadual Mário Porto (R. Golã, 407 – Jardim Canaã);
  • 22/11/2019, às 7h - Escola Estadual Américo René Giannetti (R. Cel. Severiano, 351 – Tabajaras);
  • 27/11/2019, às 19h - Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende (Praça da Fraternidade s/n – Jardim Brasília).

Políticas de ações afirmativas são ferramenta importante para o acesso da população negra ao diploma universitário. (Foto: Milton Santos)