CONCURSO

Ebserh abre inscrições de processos seletivos para o Hospital de Clínicas da UFU

Oportunidades estão distribuídas em três editais e somam 804 vagas para várias funções, mais formação de cadastro de reserva. Salários são de até R$ 10.350,00

Publicado em 05/11/2019 às 11:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Provas dos concursos que irão selecionar os novos servidores do HCU serão aplicadas no início de fevereiro. (Foto: Milton Santos)

Foi aberto nesta terça-feira (05/11) e prossegue até 10 de dezembro o período de inscrições para os concursos públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), visando ao preenchimento de vagas no Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU). Ao todo, estão sendo oferecidas 216 vagas para médicos, 475 vagas para a área assistencial e 113 para a administrativa.

A seleção se dará conforme as normas estipuladas por três editais, sob responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). O Edital nº 02/2019 é voltado exclusivamente a médicos de 58 especialidades. Já o Edital nº 03/2019 é o que contempla os profissionais da área assistencial, sendo eles das seguintes formações: assistente social, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em análises clínicas, técnico em citopatologia, técnico em enfermagem, técnico em farmácia, técnico em necropsia, técnico em radiologia.

Por fim, o Edital nº 04/2019 é destinado às vagas para contratação imediata e/ou de cadastro de reserva para os seguintes cargos: advogado, analista administrativo/administração, analista administrativo/biblioteconomia, analista administrativo/contabilidade, analista administrativo/estatística, analista administrativo/gestão hospitalar, analista administrativo/qualquer nível superior, analista de tecnologia da informação, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, engenheiro de segurança do trabalho, jornalista, assistente administrativo, técnico em contabilidade e técnico em segurança do trabalho.

Para realizar a inscrição, é preciso preencher a ficha, imprimir o boleto bancário e pagá-lo. As taxas variam entre R$ 80,00, R$ 180,00 e R$ 240,00, dependendo do cargo pretendido pelo candidato. As provas destes três certames serão aplicadas no dia 9 de fevereiro.

Concurso nacional

Além dos editais já mencionados, a Ebserh também publicou edital de um concurso nacional, totalizando 1660 vagas – 533 vagas para médicos em 63 especialidades, 998 vagas para a área assistencial e 129 para a área administrativa – para 39 unidades hospitalares da rede distribuídas nas cinco regiões do país, além da administração central da instituição. Este certame está sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e receberá inscrições de 06/11 a 10/12. As provas estão agendadas para 2 de fevereiro.

“Nesse concurso nacional, no momento da inscrição, o candidato poderá escolher o local de trabalho e ainda onde quer fazer a prova, dentre as cidades que possuem unidades da Rede Ebserh, ressalta o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh, Rodrigo Barbosa.

Para ambos os concursos, as remunerações variam de R$ 2.451,00 a R$ 10.350,00, dependendo do cargo. “Como as datas das provas para o Hospital de Clínicas e para o  certame nacional são diferentes, os interessados em fazer os dois concursos poderão se inscrever em ambos”, acrescenta o diretor.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. (Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh)

>>> Links para inscrições