Mobilidade

Estudantes da UFU participam de pré-seleção para possível intercâmbio na França

Programa Eiffel de Bolsas de Excelência proporciona dupla diplomação aos graduandos das engenharias

Publicado em 06/11/2019 às 17:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Koval e Mahfoud (de óculos) visitaram laboratórios da UFU (Foto: Alexandre Costa)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu, nos dias 5 e 6 de novembro, a visita de dois professores do Institut National des Sciences Appliquées (INSA), da França. O brasileiro Georg Koval (Engenharia Civil) e o francês Jarir Mahfoud (Engenharia Mecânica) vieram entrevistar estudantes de engenharias que participam de uma pré-seleção para concorrer ao Programa Eiffel de Bolsas de Excelência, do governo francês.

O programa dá condições para que instituições de ensino superior francesas atraiam os melhores estudantes estrangeiros para seus cursos. O trabalho de pré-seleção feito pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) por meio do Comitê de Acompanhamento de Duplo Diploma com o grupo INSA (CADDI), via edital, juntamente com os docentes do INSA.

Na candidatura às bolsas deste convênio os estudantes das engenharias pré-selecionados são, por sua vez, indicados pela instituição francesa ao Programa Eiffel. Os melhores candidatos são escolhidos dentre os concorrentes inscritos de todos os países do mundo.

“É muito importante essa fase de entrevistas com professores franceses. Conta ponto, mostra o interesse da instituição, reforça o dossiê do candidato”, revela Koval.

Podem participar do processo anual os estudantes que concluíram o sexto semestre das engenharias Mecânica, Civil, Química, Mecatrônica, Aeronáutica, Biomédica, de Controle e Automação, Eletrônica e de Telecomunicações e de Computação. Outro pré-requisito é a proficiência na língua francesa.

Além da bolsa mensal, o Eiffel fornece seguro e as passagens aéreas. Os docentes asseguram que o perfil requerido pelo Programa Eiffel é encontrado nos brasileiros: "estudantes motivados e de qualidade excepcional". Por isso, afirmam, o convênio é bem sucedido.  “É muito importante ter uma boa motivação para que a experiência tenha sucesso”, observa Mahfoud.

A pré-seleção para concorrer à bolsa Eiffel já existe há algum tempo, mas um edital foi publicado para as engenharias contendo o perfil de candidato exigido para concorrer à bolsa, tornando o processo mais democrático. Todos os estudantes de engenharia que atendem os pré-requisitos podem concorrer ao processo.

"A parceria das engenharias com a França é antiga e a confiança advinda de outros projetos, como o Brafitec [programa da Capes que proporciona o intercâmbio universitário Brasil/França na área de Engenharia], incentiva os docentes franceses do grupo INSA a realizarem essa pré-seleção anualmente na UFU", salienta o docente da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU, Luciano Coutinho Gomes.

Mais informações podem ser obtidas no site da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) da UFU.

Palavras-chave: Eiffel DRII Engenharias pré-seleção França INSA intercâmbio