Pular para o conteúdo principal
Economia

IPC-Cepes: 40 anos de números e histórias

Índice de Preços ao Consumidor contribui para entender a dinâmica econômica de Uberlândia; inflação em outubro foi de 0,06%

Publicado em 13/11/2019 às 18:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Graciele Souza na apresentação do evento “40 anos de IPC-Cepes: tempo, história e perspectivas” (Foto: Milton Santos)

 

Em quatro décadas a economia brasileira vivenciou diversos ciclos, seja com a criação de planos, reformas ou até mesmo troca de moeda. Em Uberlândia, o cenário de mudanças foi acompanhado, e registrado, de perto pela equipe do Centro de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), desde 1979, com a divulgação periódica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) . 

Para comemorar o histórico de serviços prestados, foi realizado nesta quarta-feira, 13/11, o evento  “40 anos de IPC-Cepes: tempo, história e perspectivas”. Estudantes, servidores e comunidade tiveram a oportunidade de conhecer o histórico de atuação e os desafios que permeiam o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Cepes. 

A economista e coordenadora do Observatório de Preços do Cepes, Graciele Sousa, ministrou a palestra sobre o histórico do IPC e deixou clara a importância da pesquisa para a cidade. “É um indicador importante para medir a inflação e acompanhar a dinâmica da economia em Uberlândia.”

Na apresentação, Graciele ressaltou as diversas reestruturações realizadas ao longo da história na produção do que hoje é o IPC-Cepes. As mudanças tecnológicas e econômicas transformaram o modo de coleta e do cálculo do índice.

Atualmente, o IPC considera nove grupos e 235 itens para realizar o cálculo de inflação em Uberlândia. São mais de 500 fontes de informações e, em torno, de 8.000 preços registrados mensalmente. Uma publicação com a história do IPC-Cepes será lançada em breve.

 

Inflação em outubro

Foram divulgados os números da economia de Uberlândia para o mês de outubro. A inflação medida pelo IPC foi de 0,06% no mês. No acumulado, os preços foram reajustados 2,05% em 2019. 

Confira no infográfico a variação mensal do IPC-Cepes (disponíveis dados desde 1979).

Também foram divulgados o valor da Cesta Básica, R$ 375,90. O valor equivale a um reajuste de 3,26% em relação ao mês de setembro.Acesse o boletim completo.

Já o valor do chamado Salário Mínimo Necessário, que considera os gastos de uma família com dois adultos e duas crianças ou três adultos, foi de R$ 3.157,92. 

 

Palavras-chave: CEPES IPC Economia 40 anos

A11y