Ciência

Pesquisadores da UFU no TEDx, em Brasília e em premiação são destaques na coluna de ciência de novembro

Veja também como a divulgação científica da nossa instituição tem se tornado referência para outras

Publicado em 27/11/2019 às 13:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Da UFU para a UFG

A Divulgação Científica da UFU foi tema de palestra na UFG (Foto: Alexandre Santos)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) convidou a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para partilhar sua experiência em comunicação pública da ciência. Como jornalista da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), eu estive no VII Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Regional Catalão, em 31 de outubro, e apresentei um pouco do que temos feito. O público gostou bastante da divulgação de pesquisas no Instagram (@ufu_oficial) e do curso de extensão de Divulgação Científica. Veja na foto acima como o anfiteatro estava cheio!

Divulgação científica no Pontal

Evento em Ituiutaba também abordou a Divulgação Científica na UFU (Foto: Alexandre Santos)

A palavra da Divulgação Científica também tem sido espalhada em Ituiutaba. O tema da VIII Semana Biocientífica, do Campus Pontal da UFU, foi “Rompendo barreiras na divulgação do conhecimento”. A convite dos organizadores, também estive lá para falar sobre as ações da Divisão de Divulgação Científica e para debater com os professores Luiz Eduardo Anelli, da Universidade de São Paulo (USP), e Fernanda Helena Nogueira-Ferreira, do Instituto de Biologia da UFU.

TEDx Patos de Minas

O professor Peterson Gandolfi, que atua no Campus Patos de Minas e é vinculado à Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), participou do TEDx Patos de Minas, em novembro, com a palestra “A função social da Universidade”. TEDx são eventos regionais realizados com o apoio da organização norte-americana que promove o TED talks - palestras curtas sobre um tema - desde 1984. Assista acima!

Egressa em Brasília

Lara Luisa Silva Gomes apresentou estudo em Brasília (Foto: Arquivo da pesquisadora)

A quilombola e pesquisadora em Educação Lara Luisa Silva Gomes foi selecionada para participar do Simpósio Internacional “Indígena, Negro/a, Quilombolas e Religioso/a de Matriz Africana: Preconceito, Racismo, Discriminação e seus reflexos nas relações de Trabalho, Produção e Consumo”, realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União, de 5 a 8 de novembro, em Brasília. Ela apresentou os resultados de sua pesquisa-ação realizada no Noroeste de Minas e Alto Paranaíba durante o Mestrado na Faculdade de Educação (Faced/UFU), concluído em 2018. A dissertação de Gomes teve como tema “Educação Quilombola: resistência e empoderamento: estudo na comunidade quilombola do São Domingos”. "A diversidade nos enriquece e o respeito nos une", afirma a pesquisadora.

Melhor obra científica do ano

O livro “Poder e Comércio: A política comercial dos Estados Unidos” recebeu o Prêmio de Melhor Obra Científica de Ciências Sociais 2019, concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em seu 43º Encontro Anual. Um dos coautores é o professor Filipe Mendonça, do Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri/UFU). Os outros são Tullo Vigevani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Thiago Lima, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A obra é comercializada pela Editora Unesp.

Calendário “Cientistas Negras”

O Ano-Novo está chegando e você pode se organizar em 2020 pelo calendário “Cientistas Negras”, elaborado pela aluna Joselí Maria Silva dos Santos, orientada por Hilda da Silva Gomes, no curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Fiocruz. Cada mês traz fotos e informações de pesquisadoras como Conceição Evaristo e Lélia Gonzalez. Clique aqui e baixe gratuitamente o arquivo para impressão.

Jornalismo científico

Confira algumas reportagens sobre pesquisas científicas publicadas no Comunica UFU em novembro:

Da Grécia Antiga às redes sociais: como os algoritmos fazem parte da nossa vida?

Histórias de resistência: pesquisadores negros contam sua trajetória na ciência

Cientistas da UFU investigam transmissão de toxoplasmose em transplantes

Divulgadores da ciência em Minas organizam calendário unificado para 2020

Ciência Viva revela novos cientistas

Novo exame de próstata desenvolvido na UFU será lançado em dezembro

Professor de Química estuda possível uso de ‘Terras Raras’ na saúde e na investigação de crimes

Por que os homens procuram menos por serviços de saúde?

Em novembro também publicamos uma série de textos produzidos pelos próprios cientistas durante o curso de extensão de Divulgação Científica:

Como as radiações podem estar presentes em sua vida?

Animais mortos transformados através da arte da taxidermia

Você tem dor de cabeça quando toma vinho?

A radiação ionizante dos equipamentos hospitalares

Veja ainda as pesquisas da UFU que foram divulgadas em outros veículos de comunicação no último mês:

G1

Laboratório da UFU lança novo tipo de exame de próstata em dezembro e solicita patente internacional

Diário de Uberlândia

Pesquisadores da UFU lançam novo método de diagnóstico do câncer de próstata

Pesquisas da UFU buscam melhorar mamografias

JM Online

Novo exame de próstata desenvolvido na UFU será lançado em dezembro

Jornal O Pontal

Repórter Beto Ribeiro

A “Coluna de Ciência” do Comunica UFU é publicada na última semana do mês. Envie sua sugestão de pauta: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

Palavras-chave: coluna Ciência Divulgação Científica