RECONHECIMENTO

Terceira edição do Prêmio Triângulo de Jornalismo recebe inscrições

Assessorado por alunos do Jornalismo, evento pretende premiar os melhores trabalhos sobre o tema 'Ética no Jornalismo'

Publicado em 18/11/2019 às 11:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Até o dia 27 de novembro, estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Triângulo de Jornalismo. Neste ano, o evento homenageia a jornalista Mônica Cunha, que atualmente comanda o programa "Manhã Total" na TV Paranaíba. Podem concorrer estudantes e profissionais da área.

O prêmio é realizado anualmente por alunos do curso de Jornalismo da UFU,  para a disciplina de Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa, sob orientação do professor Marcelo Marques. Nesta edição, são seis organizadores: Gabriela Bonatto, Monallysa Leite, Matheus Maia, Marina Rosa, Roberto Vicente e Vitória Bertolucci.

Esta iniciativa busca reconhecer profissionais e veículos de comunicação da região que se destaquem pela sua ética, tema central deste ano. Os três principais produtos selecionados pela comissão vão para votação aberta no site entre 30 de novembro e 3 de dezembro. As categorias são: "Impresso", "Digital", "Audiovisual", "Rádio", "Proposta Empreendedora", "Revelação", “Jornalismo Investigativo”, “Jornalismo de Dados” e  “Publicidade e Propaganda” - sendo as três últimas inéditas.

Roberto Vicente, um dos organizadores, comenta sobre a importância de dar destaque à Ética no Jornalismo: “A temática de 2019 foi escolhida levando em consideração os problemas que vêm acontecendo em relação à ascensão das fake news. Porque quando se pensa, atualmente, em jornalismo, há toda uma descredibilidade dos seus profissionais. Então o tema tem como objetivo mostrar que existe um código de ética e ressaltar trabalhos que englobem a preocupação com ela.”

A cerimônia de premiação acontece na quarta-feira, 4/12, às 19h, no Anfiteatro do Bloco 5S, no Campus Santa Mônica.

Palavras-chave: Premiação Jornalismo prêmio triângulo de jornalismo