28/11/2019 - 16:54 - Atualizado em 02/12/2019 - 12:19
UFU inaugura Rede de Laboratórios Multiusuários
Relam visa reduzir os custos de manutenção e aumentar a produção científica
João Pedro Rabelo

As pesquisas que fazem uso da microscopia avançada serão beneficiadas com os equipamentos de ponta da Rede de Laboratórios Multiusuários. (Foto: Alexandre Costa)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU) inaugura nesta sexta-feira, 29/11, a Rede de Laboratórios Multiusuários da UFU (Relam). A cerimônia acontecerá no saguão do bloco 6Z, no Campus Umuarama às 8h30. A Relam tem o objetivo de integrar pesquisadores e grupos de pesquisa da universidade em um mesmo ambiente. A criação da rede aconteceu neste ano, como uma facility, um espaço multiusuário com sistema online de agendamento de equipamentos de forma transparente, ligada à Propp.

A rede contará com dois laboratórios especializados que possuem equipamentos de ponta em diferentes áreas científicas: Citometria de Fluxo e Microscopia Avançada, Biologia Molecular, Análise de proteínas, Cultura e Criopreservação de Células. Para a utilização dos equipamentos, uma equipe técnica acompanhará os trabalhos dos pesquisadores que fizerem uso do espaço em suas pesquisas. O Relam busca otimizar a pesquisa científica dentro do ambiente acadêmico. Na ocasião, serão apresentados a estrutura dos laboratórios, bem como os serviços e potenciais de pesquisas.