MOBILIZAÇÃO

UFU levanta debate contra o racismo

Auge da programação do “Mês da Igualdade UFU” contempla atividades, de 25 a 28/11, em Ituiutaba, Uberlândia, Monte Carmelo e Patos de Minas

Publicado em 19/11/2019 às 11:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), em parceria com diversas entidades e grupos, está promovendo mais uma edição do "Mês da Igualdade UFU". A campanha acontece em todas as quatro cidades nas quais a instituição está instalada e tem como objetivo discutir sobre questões de promoção de igualdades raciais no ambiente universitário.

Coordenador da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae) e um dos organizadores do evento, Klênio Sousa argumenta que a onda de intolerância vista recentemente no Brasil eleva a importância dessas discussões: “O nosso país é uma terra de pluralidades e, como temos vivido uma época de intolerância ao diferente, é essencial que haja espaços onde se possa encontrar multiculturalidades para que, assim, grupos plurais possam se manifestar sem discriminação e sem preconceito.”

Este foi escolhido como o “Mês da Igualdade” em virtude da comemoração do “Dia Nacional da Consciência Negra”, em 20 de novembro. A programação organizada pela UFU começou no dia 8, com a apresentação da peça teatral "Os Negros Estão Aqui" no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. O mesmo espetáculo será encenado em Ituiutaba (no dia 25) e em Monte Carmelo (no dia 28).

Também estão programadas atividades como rodas de conversas, oficinas, palestras e apresentações culturais. Sousa ressalta que estas ações são uma forma de conscientização para muitos que não estão habituados a ver a temática ser abordada. “Muitas vezes, o preconceito tem origem na falta de informação das pessoas. Cria-se, então, um imaginário repleto de mitos sobre diversos grupos e minorias na sociedade. As ações do ‘Mês da Igualdade’ tentam desfazer isso, por meio de debates, expressões artísticas e troca de conhecimentos”, conclui o coordenador da Dipae, acrescentando que o formulário de inscrição para as atividades será divulgado, em breve, no site institucional e na página da Proae no Facebook.

Confira a programação:

Palavras-chave: Proae Dipae Igualdade racial mês da igualdade novembro