Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

07/12/2019 - 09:34 - Atualizado em 07/12/2019 - 11:03
Andifes celebra 30 anos
Instituição recebeu seus ex-presidentes e outras personalidades que contribuíram com a história da associação 
por Autor: 
Portal Comunica UFU
Por: 
Andifes

Durante todo este ano de 2019, foram realizadas ações alusivas à celebração dos 30 anos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, e, na última quarta-feira (4), a instituição recebeu seus ex-presidentes e outras personalidades que contribuíram com a história da associação ao longo dos 30 anos de fundação. Estiveram presentes também representantes de órgãos públicos, do parlamento, de sindicatos, da União Nacional dos Estudantes, de entidades científicas, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União, além de universidades e entidades estrangeiras.

A cerimônia foi iniciada pelo deputado federal Nilson Pinto (PSDB – PA), membro da primeira diretoria da Andifes, em 1989, quando foi reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O parlamentar fez uma retrospectiva do cenário socioeconômico e político, contextualizando com a criação da Andifes e o atual momento vivido pela associação, além de destacar as relevantes contribuições do sistema de universidades federais para o país ao longo das últimas três décadas.

Homenagens

Em sessão de homenagem, foram entregues cerca de 30 certificados de reconhecimento àqueles que se tornaram atores relevantes na construção do atual sistema de universidades federais.

“A Andifes celebra 30 anos em um evento memorável. Sua história foi revivida pelo testemunho de importantes protagonistas. Uma história de muito trabalho, de muitas propostas, de muita resistência, na qual, a cada ano, juntamente com cada instituição cujos interesses procura representar, a Andifes soube articular a defesa dos valores acadêmicos mais elevados com os mais profundos valores democráticos”, ressaltou o presidente João Carlos Salles.

Três décadas

Criada em 1989 por 28 dirigentes, hoje Andifes é formada por 63 universidades federais associadas e, em breve, serão 69. O sistema é composto por cerca de um milhão e duzentos mil alunos e 334 campi. Os atuais 50 hospitais universitários possuem cerca de nove mil leitos, realizam mais de 315 internações, 400 mil cirurgias e 23 milhões de consultas e exames especializados, por ano.

Além da formação de profissionais qualificados, as universidades federais produzem ciência, tecnologia e inovação que são fundamentais para o crescimento do País, e auxiliam, de forma decisiva, na superação das desigualdades regionais.

O sistema possui uma rede de equipamentos públicos e serviços que atendem à população nas mais diversas áreas, incluindo museus; teatros; cinemas; agências de inovação; incubadoras de empresas; escritórios de assistência jurídica; serviços de atenção à saúde mental, entre outros.

Contexto democrático

A Andifes foi criada meses após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e foi a Carta Magna que norteou o nascimento e o crescimento da associação. Hoje, três décadas após sua fundação, a Andifes segue defendendo valores como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; educação como direito de todos e dever do Estado, gratuidade; autonomia.

O público do seminário foi composto por dezenas de convidados, entre reitores, pró-reitores, professores, parlamentares, além de representantes de entidades e instituições.

 

Relação de Homenageados

 

Ex-presidentes da Andifes

 

Alan Kardec Martins Barbiero

Amaro Henrique Pessoa Lins

Ana Lúcia Almeida Gazzola

Ângela Maria Paiva Cruz

Antônio Diomário de Queiroz

Arquimedes Diógenes Ciloni

Carlos Edilson de Almeida Maneschy

Carlos Roberto Antunes dos Santos

Edward Madureira Brasil

Emídio Cantídio de Oliveira Filho

Emmanuel Zagury Tourinho

Jesualdo Pereira Farias

João Luiz Martins

José Ivonildo do Rego

Maria Lúcia Cavalli Neder

Mozart Neves Ramos

Nelson Maculan Filho

Newton Lima Neto

Odilon Antônio Marcuzzo do Canto

Oswaldo Baptista Duarte Filho

Paulo Speller

Reinaldo Centoducatte

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz

Targino de Araújo Filho

Tomaz Aroldo da Mota Santos

Vanessa Guimarães Pinto

Wrana Maria Panizzi

Atuantes em favor da Andifes

Abílio Baeta Neves – CAPES

Ana Cláudia da Cruz Lisboa –Andifes

Helena Bonciani Nader – SBPC

Jorge Almeida Guimarães – CAPES

Luiz Cláudio Costa – UFV

Nelson Cardoso do Amaral – UFG

Nelson Simões da Silva – RNP

Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira – MPF

Roberto Claudio Frota Bezerra – UFC

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal