Campus Monte Carmelo busca parcerias para implantar centros tecnológicos

Projetos apresentados ao Ministério da Agricultura destacam temáticas tecnológicas, agrícolas e ambientais

Publicado em 06/12/2019 às 11:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Uma equipe da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), acompanhada do reitor, Valder Steffen Júnior, esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para apresentar projetos de centros tecnológicos a serem implantados no Campus Monte Carmelo. A proposta prevê a instalação do Centro de Excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão de Mecanização Agrícola (CEMA) e do Centro Tecnológico, Agrícola e Ambiental do Cerrado Mineiro (CTAACM). O encontro foi realizado na última quarta-feira (04/12).

Segundo o professor Bruno Sérgio Vieira, assessor da reitoria no Campus Monte Carmelo, os centros tecnológicos foram planejados para dar suporte aos pesquisadores, tornando-se referências em pesquisas inovadoras, inter e multidisciplinares relacionadas às temáticas tecnologia, agricultura e ambiente. “O pilar fundamental dos centros é transformar a pesquisa aplicada em produtos à disposição da sociedade, na forma de capacitação e qualificação de pessoas e serviços”, assegura. No entanto, a consolidação dos espaços depende de recursos para as construções.

As temáticas que orientam as ações dos centros estão ancoradas nas linhas de pesquisas fundamentadas na multidisciplinaridade da equipe de docentes lotados no campus e vinculados aos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geologia e Sistemas de Informações e ao Programa de Pós-Graduação e Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG).

Da esquerda para direita: técnico de laboratório Renan Zampirolli; professor Bruno Sérgio Vieira; deputado federal Zé Vitor; Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; reitor Valder Steffen Júnior; e Cleyton Batista de Alvarenga, professor Instituto de Ciências Agrárias. (Foto: Divulgação)

Palavras-chave: Campus Monte Carmelo UFU centros tecnológicos