Pular para o conteúdo principal
Fortalecimento

Propp promove seminário sobre autoavaliação e internacionalização

Temas serão tópicos da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação feita pela Capes

Publicado em 19/12/2019 às 17:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

A atividade foi ministrada pelo professor José Magalhães, do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFU (foto: Alexandre Costa)

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e a Comissão de Autoavaliação da Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU) realizaram em 17 de dezembro o seminário sobre autoavaliação e internacionalização, na Sala dos Conselhos na Reitoria. Os temas são subitens da avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos programas de pós-graduação.

A atividade foi ministrada pelo professor José Magalhães, do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFU e coordenador adjunto na área de Linguística e Literatura da Capes. O objetivo foi auxiliar os programas de pós-graduação a realizarem a autoavaliação e a internacionalização de forma eficaz.

Para o professor, o diferencial da autoavaliação é que o próprio programa nota as suas dificuldades e potencialidades, para que possa corrigi-las ou reforçá-las. Já a internacionalização permite a troca de conhecimentos entre a pós-graduação do Brasil e de outros países.

A Propp tem desenvolvido, durante 2019, formações com o objetivo de divulgar o novo padrão de avaliação da Capes, composto também pelo processo de planejamento estratégico dos programas. Assim, os eventos têm como público-alvo coordenadores de pós-graduação, professores e membros da comissão de autoavaliação.

Em 6 de setembro de 2019, foi constituída a comissão de autoavaliação da pós-graduação da UFU. A comissão é composta pelos professores Cintia Medeiros (PPG em Administração), Cláudio Duarte (PPG em Engenharia Química), Diego Silveira (PPG em Ciências Sociais), José Roberto Mineo (PPG em Imunologia e Parasitologia Aplicadas), Marcio Schmidt (PPG em Engenharia Civil), Paulo Eugênio Oliveira (PPG em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) e pela diretora de Pós-Graduação, Eloisa Ferro. Após avaliar a instituição, será produzido um relatório que norteará a autoavaliação de cada programa em específico.

Para a diretora, ambos os processos são importantes para fortalecer a pós-graduação na UFU. “A partir do momento que você se conhece, você tem condições de se planejar para melhorar. Já a internacionalização permite que trabalhemos com parâmetros mais altos de qualidade”, declara Ferro.

Ao final do quadriênio 2017-2020, os programas deverão fazer a sua autoavaliação na plataforma Sucupira. “A Capes quer saber como os programas efetivam uma política de autoavaliação e internacionalização, como os programas de pós-graduação brasileiros praticam essas ações”, afirma José Magalhães.

Palavras-chave: internacionalização Avaliação Autoavaliação

A11y