10/12/2019 - 08:13 - Atualizado em 12/12/2019 - 12:38
Valder Steffen segue à frente do Foripes em 2020
Presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais em 2019, o reitor da UFU foi reeleito para mais um ano no comando do órgão; reunião também definiu propostas a serem enviadas à Câmara dos Deputados
Portal Comunica UFU
Portal da Universidade Federal de Minas Gerais

Reitores finalizaram minuta de propostas a serem encaminhadas imediatamente a um grupo de deputados federais. (Fotos: Ewerton Martins Ribeiro/UFMG)

Na tarde desta segunda-feira (09/12), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediou reunião do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG). O encontro foi dirigido pelo presidente da entidade, Valder Steffen Júnior, reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e por Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG.

A reunião teve dois assuntos principais: a eleição da nova presidência do Foripes para o ano de 2020 e a minuta de propostas que o fórum pretende apresentar ao GT-EDSUP, grupo de trabalho instituído pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano para acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro.

No documento em questão, os reitores e reitoras das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Ipes) – “conscientes da função social e do papel estratégico que as Ipes desempenham em Minas Gerais e no Brasil” – apresentam propostas emergenciais para a sustentabilidade dessas instituições.

No foco dessas propostas está o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) – em particular, no que se refere aos seguintes eixos: gestão e financiamento; acesso, permanência e sucesso escolar; ensino, pesquisa e extensão; e compromissos da educação superior com a educação básica. Concluída durante a reunião realizada na UFMG, a coleção de propostas deve ser encaminhada imediatamente para o GT da Câmara, conforme se informou no encontro.

Nova presidência

Constituído em 2003, o Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais reúne reitores e reitoras de 17 instituições, sendo 11 universidades federais, duas estaduais, três institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

Na eleição realizada durante a reunião, Valder Steffen Júnior foi reconduzido à presidência do fórum, assim como Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), continuará na função de segundo vice-presidente, que já ocupou no decorrer deste ano. O reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), José Ricardo Martins da Silva, por sua vez, não seguirá no cargo de primeiro vice-presidente, que ocupou em 2019. A partir de agora, o cargo será ocupado por Charles Okama de Souza, reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSEMG).

Sandro Amadeu Cerveira, Valder Steffen Júnior e Charles Okama de Souza são os gestores do Foripes para 2020