Pular para o conteúdo principal
Ciência

Aluna da UFU é finalista em concurso com projeto sobre mulheres na física

Votação do Instituto Sua Ciência está aberta ao público até dia 26 de janeiro

Publicado em 22/01/2020 às 14:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

 

Quando a professora Ana Paula Perini, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), concluiu sua graduação em Física em 2004, havia apenas três mulheres na turma de 40 alunos. Na turma em que Evelyn Christiny Marques Prais estuda hoje, na UFU, também ingressaram só três meninas e uma delas já não está mais no curso. É por isso que Prais e Perini propõem o projeto "Despertando nas Mulheres o interesse pela Física", que está entre os finalistas que concorrem a uma bolsa de iniciação científica do Instituto Sua Ciência. 

 

 

A proposta nasceu a partir do projeto de extensão Meninas da Física, coordenado pelo professor Lucio Pereira Neves, do Infis/UFU, e que, desde o ano passado, vem desenvolvendo ações com o objetivo de atrair mulheres para as ciências exatas. Agora, Perini e Prais propõem outras ações para reforçar esse projeto.

“Exibiremos em escolas da rede pública de Uberlândia vídeos de grandes mulheres que contribuíram com a ciência, em especial em pesquisas relacionadas à radiação e à física nuclear”, explica Prais. Elas também planejam levar experimentos da física para as escolas. “Sem exclusão de gênero, porém, com atenção especial ao público feminino. Acreditamos que vamos despertar vários talentos para a área de ciências exatas, aumentar perspectivas e romper barreiras”, completa a estudante.

 

Coordenadoras e colaboradoras do projeto Meninas da Física (Foto: arquivo da pesquisadora)

 

O projeto da UFU já passou por outras duas fases do concurso do Instituto Sua Ciência: verificação dos requisitos e avaliação técnica. Agora, a última etapa é a avaliação pública. Até o dia 26 de janeiro os vídeos de cada candidato estarão publicados na página do Sua Ciência no Facebook. O vencedor receberá uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 695,70, durante 12 meses. 

Segundo o instituto, “serão contabilizados para efeitos da avaliação pública, número de reações (qualquer reação) na postagem original e número de compartilhamentos da postagem original. No final do período de avaliação estabelecido na chamada, os vídeos serão fechados ao público e serão contabilizados o número de reações e compartilhamentos gerando um número total de interações por vídeo.” 

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. Quer dar a sua contribuição para o projeto da UFU? Então, clique aqui e interaja com o vídeo.

Palavras-chave: Física Mulheres gênero Divulgação Científica

A11y