Está chovendo muito neste verão em Uberlândia ou é só impressão?

Pesquisadora do Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU explica

Publicado em 29/01/2020 às 11:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Imagem de satélite do CPTEC/INPE durante o evento de ZCAS ocorrido entre 23 e 28 de janeiro, que causou chuvas em Uberlândia

Que chove muito em Uberlândia no verão, todo mundo já sabe. Você se planeja para fazer aquela caminhada no Parque do Sabiá no fim da tarde, ou aquele passeio ao ar livre no final de semana, mas a chuva está sempre presente para estragar os seus planos. Mas afinal, está chovendo muito neste verão ou é só impressão?

Antes de tudo precisamos saber que quase metade da chuva ao longo de um ano em Uberlândia ocorre no verão. E o grande responsável por isso é um sistema atmosférico pouco conhecido, mas frequentemente associado às maiores tragédias em Minas Gerais devido às chuvas intensas, inclusive o evento ocorrido na última semana, que deixou 50 mortes no estado: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Esse sistema atmosférico é abastecido por umidade, transportada pelos ventos, vinda do Oceano Atlântico tropical e, principalmente, da Floresta Amazônica. É por conta dessa umidade que Uberlândia não apresenta um clima desértico, o que evidencia a importância de preservar essa que é a maior floresta tropical do planeta.

Agora que você já sabe o que é ZCAS, vamos voltar para a nossa questão central. Desde o início do verão até o dia 27 de janeiro estamos com um acumulado de chuva de cerca de 696 mm, ou seja, 34% superior à média, devido à atuação, especialmente em janeiro, da ZCAS.

Mas o que significa 696 mm de chuva? Vamos ver: 1 mm corresponde a 1 litro de chuva em uma área de 1 m². Então 696 mm correspondem a 696 litros de chuva em 1 m². Extrapolando essa chuva para um quarteirão, que geralmente tem uma área de 10.000 m², teríamos 6,96 milhões de litros de chuva! E para todo o município de Uberlândia, com uma área de 4.115.206.000 m²? Bom, esse cálculo fica de tarefa de casa!

Seguindo a tendência observada desde dezembro, a previsão climática aponta para um fevereiro com chuvas acima da média. Uma dica é aproveitar para fazer atividades ao ar livre no turno da manhã, pois no turno da tarde e da noite existe maior chance de chuvas intensas.

Gostou do tema? Quer saber mais detalhes? Confira o monitoramento climático mensal para Uberlândia no Boletim do Clima do Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU.

*Camila Bertoletti Carpenedo é professora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e atua no Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos.

Palavras-chave: chuva Climatologia Geografia cientistas