Políticas de saúde e gestão hospitalar são debatidas no Campus Umuarama

Curso oferecido pela UFU ao longo de quatro sextas-feiras deste mês de janeiro terá duração total de 40 horas; turma conta com mais de 200 alunos

Publicado em 10/01/2020 às 15:15 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Evento está contando com transmissão ao vivo pelo canal da TV Universitária no YouTube. (Fotos: Alexandre Costa)

Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU/UFU), o Curso de Extensão Políticas de Saúde e Gestão Hospitalar possui como público-alvo profissionais que atuem nas áreas assistencial ou administrativa de instituições hospitalares. As atividades tiveram início na manhã desta sexta-feira (10/01), em cerimônia realizada no Anfiteatro do Bloco 2A do Campus Umuarama, com participação das seguintes autoridades: Valder Steffen Jr. (reitor); Orlando Mantese (vice-reitor); Aglai Arantes (superintendente do HCU); Hélder Eterno da Silveira (pró-reitor de Extensão e Cultura); Vânia Aparecida Bernardes (diretora de Extensão); e Nilton Pereira Júnior (gerente de Ensino e Pesquisa do HCU).

Em rápidos pronunciamentos, os componentes da mesa diretiva foram unânimes ao enaltecer a importância de um curso de extensão gratuito voltado à temática da Saúde Pública. “Os ensinamentos e debates aqui realizados vão beneficiar não apenas os mais de 200 alunos inscritos, mas também os seus colegas que não puderem participar presencialmente e os demais interessados, tendo em vista que todas as atividades serão transmitidas ao vivo e ficarão disponíveis no canal da TV Universitária no YouTube”, revelou o titular da Proexc.

Último a fazer o uso da palavra na solenidade, Steffen comentou que a Constituição Federal, promulgada em 1988, transformou o Sistema Único de Saúde (SUS) no maior sistema de saúde universal do planeta. O reitor também declarou que, apesar de todas as dificuldades estruturais, a humanização do serviço é reconhecida pelos usuários e faz a diferença positivamente: “Vocês, que estão participando deste evento, vivenciam diariamente isso e são testemunhas de como a saúde pública salva vidas no Brasil. A UFU é responsável pelo maior hospital 100% de portas abertas ao SUS da nossa região, de modo que discutir formas de melhorar o atendimento aqui prestado é de suma importância.”

Primeira palestra

Autor de uma tese de doutorado apresentada à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre as políticas públicas implementadas nas 50 unidades hospitalares universitárias que compõem a rede federal, o médico e professor Nilton Pereira Júnior foi o responsável pela palestra de abertura do curso. Intitulada “História das Políticas de Saúde no Brasil, a apresentação do docente da Faculdade de Medicina (Famed) trouxe dados históricos e, inclusive, um vídeo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o tema.

O curso de extensão possui carga horária total de 40 horas e prossegue na tarde desta sexta, dando sequência aos debates e informações sobre estas questões históricas. Nas próximas três semanas – sempre nas manhãs e tardes de sextas-feiras, no Anfiteatro do Bloco 2A – serão contemplados os seguintes subtemas: “Determinantes Sociais em Saúde; Reforma Sanitária Brasileira e o SUS”; “Princípios e Diretrizes do SUS”; “Constituição Federal; Lei 8.080/90; Decreto 7508/2011”; “Lei 8.142/90; Participação Popular e Controle Social no SUS”; “Sistemas de informação em Saúde”; “Modelos de Gestão em Saúde; Contexto Histórico”; “Lei Federal nº 12.550/2011”; “Estatutos relacionados à Saúde”; “Código de Ética e Conduta de Gestão em Saúde”; e “As mudanças nos Hospitais Universitários Federais”.

Palavras-chave: Famed UFU PROEXC Hospital de Clínicas HCU curso extensão Saúde pública Gestão Hospitalar políticas