Saúde Mental

Proae realiza mapeamento da autoestima dos estudantes da UFU

Questionário é de preenchimento voluntário e está disponível, até 31/01, na página da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

Publicado em 09/01/2020 às 10:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

No mês de janeiro, as pessoas estão mais propensas a (re)pensarem em suas vidas e, como uma "folha ou uma tela em branco", podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem as suas histórias de vida.

Neste sentido - e tendo em vista os dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre os índices alarmantes de adoecimento psíquico no Brasil e no mundo -, a edição de 2020 da campanha Janeiro Branco convida as pessoas a falarem sobre saúde mental. A ideia da iniciativa é chamar a atenção das mídias, das instituições sociais, dos cidadãos comuns e das autoridades públicas para a importância deste tema e de políticas públicas e privadas em defesa da dimensão da saúde humana.

Em consonância com a referida campanha, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), por meio da Divisão de Saúde (Disau), deseja saber como está a autoestima dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A psicóloga Daniela Aparecida de Sousa Moreira Ramos, coordenadora da Disau, explica que o conceito "autoestima" envolve a avaliação que a pessoa faz de si própria, implicando em um sentimento de valor expresso em uma atitude de aprovação ou desaprovação em relação a si mesma e que este é um dos indicadores de saúde mental. "Queremos conhecer melhor os nossos alunos e, para tal, estamos solicitando a colaboração deles preenchendo um questionário e nos autorizando a apresentar os resultados gerados pelo mesmo. Estes dados subsidiarão ações, projetos e programas das diretorias e divisões da Proae, podendo contribuir para a permanência e a conclusão de curso dos estudantes envolvidos, bem como a melhoria da qualidade de vida no contexto acadêmico", frisa.

A participação nesta pesquisa é voluntária e pode ser realizada até 31 de janeiro - acesse o formulário on-line, clicando na imagem abaixo

Foto: Marco Cavalcanti

Palavras-chave: janeiro branco UFU Proae Disau Psicologia saúde mental questionário Formulário pesquisa