10/01/2020 - 14:27 - Atualizado em 13/01/2020 - 14:12
Professor da UFU lança livro sobre Gramsci na Itália
Gianni Fresu, do Instituto de Filosofia, apresenta sua obra em Bologna e Modena
Lucas Ribeiro

Imagem de divulgação do lançamento do livro em Bologna, Itália (Foto: Divulgação)

O professor Gianni Fresu, do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (IFILO/UFU), lança neste mês o livro “L’uomo Filosofo” (O homem filósofo, em tradução livre), que aborda diferentes perspectivas da figura de Antonio Gramsci, refletindo sobre as obras do filósofo e sua premissa de que “todo homem é um filósofo”.

A obra do professor da UFU foi publicada e será lançada na Itália em 16 e 17 de janeiro, nas cidades de Bologna e Modena, respectivamente. O livro tem prefácio de Marcos Del Roio, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e presidente da International Gramsci Society Brasil, e sua edição brasileira será publicada pela Boitempo Editorial em abril deste ano.

O autor Gianni Fresu (Foto: arquivo do pesquisador)

Sobre Antonio Gramsci

Gramsci foi um filósofo italiano nascido na ilha da Sardenha, em 1891. Criou e valorizou conceitos muito influentes para a sociedade, como o de cidadania, além de trazer a discussão sobre a conquista da cidadania como um objetivo da escola na pedagogia. Ele escreveu ensaios sobre literatura e teoria política e entre suas principais obras estão seus cadernos e o livro Cartas do Cárcere.

O autor Gianni Fresu

Gianni Fresu é professor efetivo de Filosofia Política na UFU e tem experiência em pesquisa e didática nas universidades de Cagliari, Urbino e na Unesp de Marília, em Filosofia e Ciência Política, além de se especializar em Teoria Política e atuar em temas como história e pensamento do fascismo e teorias da modernização na história da Europa. Além da obra sobre Gramsci, Fresu possui outros livros publicados, como “Lênin leitor de Marx: Dialética e determinismo na história do movimento operário” e “ Nas trincheiras do ocidente - Lições sobre fascismo e antifascismo”.

Chamada do lançamento em Modena, Itália (Foto: Divulgação)