'Acolhidas' lança cartilha de recepção às novas alunas da UFU

Objetivo da equipe do projeto com o 'Manual da Caloura' é possibilitar um ambiente mais seguro e respeitoso na universidade às ingressantes

Publicado em 20/02/2020 às 17:20 - Atualizado em 17/10/2023 às 14:03

Manifestação de estudantes realizada na UFU em setembro de 2015. (Foto: Milton Santos)

Além da semana de recepção aos ingressantes realizada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os alunos de cada curso preparam suas próprias atividades para promover a socialização de quem está chegando à instituição. Com o intuito de possibilitar um ambiente universitário mais seguro e respeitoso, o Coletivo Feminista e Projeto de Extensão Acolhidas criou o "Manual da Caloura", que ajuda ingressantes a identificar e denunciar atitudes machistas ou preconceituosas.

Idealizado no ano de 2015, o Acolhidas tem como objetivo ser um espaço de acolhimento para as mulheres na universidade. Estudantes, professoras e técnicas recebem o apoio necessário para relatar incidentes ocorridos dentro dos campi da UFU.

Entre 2018 e 2019, foram registrados 14 casos. “A grande maioria deles se concentra no início do semestre, decorrente de trotes e o maior número de festas”, afirma a integrante do coletivo, Ana Carolina dos Santos.

Além do atendimento, o projeto também é responsável por realizar eventos e campanhas de conscientização sobre o assunto na universidade. A página do coletivo no Facebook, com aproximadamente mil seguidores, é o canal de comunicação oficial, juntamente com o e-mail acolhidas.ouvidoria@gmail.com. Os atendimentos presenciais são realizados na ouvidoria, toda segunda-feira, das 14h às 17h. O serviço é prestado no Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), localizado no Bloco 5V do Campus Santa Mônica.

A universidade também disponibiliza, nos campi da cidade de Uberlândia, o aplicativo “UFU Segura”. Por meio de mensagem de texto ou voz, no WhatsApp (34) 99996-4597, é possível entrar em contato com os profissionais de vigilância, que, quando acionados, vão até o local da ocorrência para atender o solicitante.

Baseado na sororidade, termo que significa a união entre as mulheres, o Acolhidas é coordenado pela professora Neiva Flávia de Oliveira, da Faculdade de Direito (Fadir/UFU).

O desejo, segundo Santos, é que a cartilha tome maiores proporções em busca da igualdade de gênero. “Que seja visto e acessado por mais calouras para que elas se sintam seguras e amparadas”, destaca. O “Manual da Caloura” pode ser acessado no link abaixo:

Palavras-chave: acolhidas sororidade extensão ingressantes