Emoção, reencontros e despedidas marcam colação de grau no Campus Pontal

Formei. E agora?

Publicado em 13/02/2020 às 17:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

125 formandos colaram grau na quarta-feira, 12/02, no Campus Pontal (foto: Milton Santos)

Por: Eliane Moreira

“O que eu serei quando crescer? Esse questionamento fez com que nós, nos encontrássemos aqui hoje”. “Relembrem a primeira imagem que tiveram ao entrar na Universidade”. “Foram aprendizados que nos ajudaram na vida profissional e relações sociais”. “A UFU transformou a vida de todos nós”. Em meio a reflexões como essas - do estudante e agora biólogo,  Éricks Oliveira e Oleyr Fratari, do curso de Ciências Contábeis -, além de despedidas e lembranças, 125 formandos colaram grau na quarta-feira, 12/02, no Campus Pontal.

Éricks Oliveira, formando em Biologia (foto: Milton Santos)

Oleyr Fratari, formando em Ciências Contábeis (foto: Milton Santos)

Gestos de  despedidas e vitórias, também, deram tom à fala dos professores, agora colegas de profissão.  “Permitam-nos chamá-los de amigos”, lembrou Lúcio Abimael, professor e representante dos paraninfos das turmas. Abimael aproveitou para dar mais uma responsabilidade aos novos profissionais:  “O objetivo de vocês virá da resposta do porquê. Porque e quando a resposta estiver relacionada com ajudar e satisfazer a necessidade do outro; o pensamento superar o egoísmo e gerar  impacto positivo, ao maior número de pessoas; os resultados serão positivos”, destacou o professor.

Lúcio Abimael, professor e representante dos paraninfos das turmas (foto: Milton Santos)

Na rota do ensino

Localizado em Ituiutaba, o Campus Pontal oferece 11 cursos de graduação e dois programas de pós-graduação, divididos em três Institutos: Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), que oferece os cursos de Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática; Ciências Humanas (ICH), com Geografia, História e Pedagogia; e a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) . O Campus Pontal é também referência para estudantes de outros estados e municípios mineiros.

Pauliane Soares é uma dessas estudantes. Colou grau no curso de Pedagogia. Morando em  São Simão (GO), há 120 km de Ituiutaba, decidiu seguir a carreira da mãe e cursou pedagogia. “É um sonho formar e ingressar no mercado de trabalho. Pretendo, agora, fazer pós-graduação”.

De Batatais, no interior de São Paulo - a cerca de 400 km de Ituiutaba - entre idas e vindas, Raphael Kamensek conquistou o tão sonhado diploma de Engenharia da Produção. “Escolhi, por perceber viabilidade no mercado de trabalho e por ser um curso promissor. Sendo a UFU uma universidade reconhecida, passei e resolvi vir para cá”. E, na colação lá estava toda a família reunida para celebrar o momento. Para o estudante, “a universidade foi um aprendizado de engenharia e vida”.

Raphael Kamensek, formando em Engenharia de Produção: 'A universidade foi um aprendizado de engenharia e vida' (foto: Milton Santos)

Com 26 anos, Elmo Rodrigues Neto, conseguiu enfim o tão sonhado diploma no curso de Ciências Biológicas: “Com o campus em Ituiutaba foi uma oportunidade maravilhosa. Por questões financeiras não teria condições de ir para outra cidade”.  Agora, já com o certificado de conclusão do curso o biólogo tem novos planos: “Penso em fazer concursos, pós-graduação e trabalhar na sala de aula”.

Elmo Rodrigues Neto: 'Desde o ensino fundamental eu sonhava com a UFU' (foto: Milton Santos)

Quem falou o quê?

'Defendam a universidade pública, levem isso na história de vida de vocês. Defendam o Cerrado e a Amazônia' - Professor Hugo Rodrigues (foto: Milton Santos)

'Continuem estudando, porque na vida, somos eternos aprendizes' - professora Edileusa da Silva - Diretora da Faces (foto: Milton Santos)