Divulgação Científica

UFU lança podcast 'Ciência ao pé do ouvido'

Coronavírus é o tema do primeiro programa, que conta com pesquisadores da UFU, Unicamp e Fiocruz para esclarecer dúvidas sobre o assunto

Publicado em 11/02/2020 às 10:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Ciência ao Pé do Ouvido está disponível gratuitamente nos tocadores de podcast (Foto: Marco Cavalcanti)

Nesta terça-feira (11) foi lançado o podcast “Ciência ao pé do ouvido” pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com episódios temáticos e mensais, o objetivo do programa é aproximar a comunidade externa dos temas relacionados aos conhecimentos e acontecimentos científicos, por meio de uma linguagem acessível, disponibilizado nos principais agregadores de podcast.

O assunto da primeira edição é o surgimento da infecção por uma nova cepa do coronavírus (2019-nCoV). O vírus, inicialmente notificado na China, no final de dezembro de 2019, rompeu as fronteiras do país, de modo que, no dia 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Em termos sanitários, isso significa que há um risco de disseminação internacional  da infecção pelo vírus. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil só tem registrado casos considerados suspeitos de coronavírus.

Equipe grava o programa nos estúdios da Rádio Universitária (Foto: Alexandre Costa)

Para tratar sobre a nova doença, a jornalista Josielle Ingrid (Dirco) conduz um bate-papo com o biomédico e mestrando do programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU, Igor Andrade Santos, e com o doutor em genética e biologia molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo Vitor Marques Simas. Os entrevistados explicam como é ser um cientista e apresentam um panorama da infecção, além de alertarem para a necessidade de se repensar o tripé da saúde pública: humana, animal e ambiental. O programa conta ainda com a participação especial da professora e pesquisadora em Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Leila dos Santos Macedo, que esclarece dúvidas sobre cuidados e perspectivas do coronavírus.

Ouça “Ciência ao pé do ouvido”:

*Thiago "Zina" Crepaldi é estudante do curso de Graduação em Jornalismo da UFU

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Divulgação Científica coronavírus